09/08/2017

Assembleia aprova calendário de ações em defesa da Caixa e de seus empregados



A partir da estratégia de estabelecer campos de luta nas áreas sindicais, políticas e jurídicas, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco e os empregados da Caixa definem um calendário de ações em defesa do papel social do banco e dos direitos dos seus trabalhadores. A proposta foi aprovada em assembleia e detalhada em reuniões realizadas na nesta semana, na sede da entidade.


Lançamento de campanha de comunicação em âmbito nacional, instalação de Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e realização de audiências públicas em todas as microrregiões do Estado, manifestações em setores ameaçados de extinção e atos em locais públicos de grande circulação. Essas são as principais atividades previstas para este mês de agosto.


Para tanto, a entidade já conta com aliados importantes como os senadores Humberto Costa, Lindbergh Farias e Roberto Requião, a deputada Teresa Leitão e com o próprio ex-presidente Lula que virá ao Estado no dia 24 de agosto para o lançamento da Campanha Nacional em Defesa dos Bancos Públicos. A lista de apoios é incrementada por organizações sociais como o Movimento Pelo Direito à Moradia (MDM), Frente Povo Sem Medo, Levante Popular, Frente Brasil Popular, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outros segmentos tais como mulheres, professores, negros, LGBTs, juventude, etc.


No front jurídico, o Sindicato contratou o escritório Ferreira Borges Advogados, de São Paulo e com sedes em outras Capitais, que foi igualmente encarregado do ajuizamento de várias outros processos coletivos a beneficiar não só os bancários da Caixa e do Banco do Brasil, como também das instituições privadas. O escritório cuida exclusivamente dos interesses dos bancários há quase duas décadas e assessora juridicamente entidades representativas importantes, como a Federação Nacional dos Gerentes da Caixa (FENAG) e o Sindicato da Baixada Santista.


“A tática é atuar nos campos sindical, jurídico e político a fim de arregimentar forças para enfrentar a tentativa de desmonte da empresa pública. Construímos um calendário de ações intenso e amplo para defender a função social do banco 100% público e os direitos da categoria. Contudo, sem a participação de cada um dos empregados da Caixa portando seu escudo e sua lança, não teremos força para vencer essa batalha”, convocou a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.




Já para o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, João Rufino, os empregados da Caixa precisam reagir imediatamente. “Esse é um momento bastante apropriado para discutirmos o nosso papel na luta em defesa das empresas públicas. Os bancos estão colocando revólveres em cima mesa, apontados em direção aos bancários, para alertar sobre o que estão dispostos a fazer. Cabe a cada um agora se engajar para levar esse alerta ao maior número de pessoas possível, afinal, é fundamental nesse processo de resistência que cada pessoa se sinta responsável pela defesa do próprio emprego”, alertou.


Na oportunidade, o advogado Marcílio Tavares apresentou as diversas alternativas jurídicas ante a reestruturação, reforma trabalhista e terceirização sobre a categoria bancária, bem como esclareceu as dúvidas dos presentes, especialmente relativas à incorporação da função e quebra de caixa. “Alguns pontos nós não podemos evitar porque eles já tomaram seus encaminhamentos legais. O que podemos fazer agora é criar demandas jurídicas específicas que busquem evitar que o trabalhador tenha outros direitos que não foram modificados atacados de forma oportunista”, esclareceu.


O calendário de ações também se amplia para os demais bancos públicos, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), todos ameaçados pela reestruturação. 



Confira o calendário de ações definido pelo Sindicato:

12/08 - Encontro com Bancários do Interior em Arcoverde
15/08 - Reunião na Gifug
19/08 - Encontro com bancários do Interior em Serra Talhada
23/08 - Lançamento da frente parlamentar em audiência com a deputada estadual Teresa Leitão 
24-08 - Visita do ex-presidente Lula ao Sindicato/Lançamento da campanha de mídia da entidade 
27/08 - Atividade na praia Boa Viagem
28/08 - Dia dos Bancários - visitas às agências/ ato de resistência 
07/09 - Grito dos Excluídos



Compartilhe no
Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretária de Comunicação: Daniella Almeida • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Daniella Almeida, Adeílton Filho e Epaminondas Neto • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Ingrid Elihimas • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi