15/12/2017

Realizada quarta mesa de prestação de contas da Cassi

Foi realizada, nesta terça-feira (12), a 4ª Mesa de Prestação de Contas da Cassi, cumprindo o Memorando de Entendimentos assinado entre as Entidades de Representação do Funcionalismo do BB e o Banco do Brasil.


Nesta mesa, a diretoria da Cassi apresentou os dados financeiros do ano de 2017, bem como de todo o período desde a implantação da contribuição extraordinária, com recursos dos associados e do banco, via ressarcimento de despesas.


Foi apresentada a preocupante situação da projeção de caixa da Cassi e a projeção do índice de solvência, uma exigência da Agência Nacional de Saúde (ANS). 


Durante a apresentação, a diretoria financeira respondeu aos questionamentos feitos pelos membros da Mesa de Negociação sobre o aumento das despesas médicas e seu impacto do caixa da Cassi. 


Uma novidade nesta mesa de prestação de contas foi a apresentação feita pela Accenture, empresa especializada de consultoria, conforme consta no Memorando de Entendimento. Segundo o memorando, a consultoria foi contratada para análise e revisão de processos e sistemas, buscando o aperfeiçoamento do modelo de gestão e de governança e dos processos internos, a redução de despesas, a viabilização de parcerias estratégicas e a criação de mecanismos de uso racional dos serviços do sistema integrado de saúde da Cassi.


Foram apresentados dados captados e estudos realizados, bem como apontamentos sobre medidas de gestão e aperfeiçoamento que estão sendo desenvolvidas em todas as diretorias da Cassi e que serão apresentadas para debate na Diretoria e Conselho Deliberativo.


Ficou constatado na apresentação que os estudos apontam para uma necessidade de melhoria na área de tecnologia e sistemas, um melhor acompanhamento dos participantes assistidos e dependentes, bem como uma necessidade de melhoria e ampliação na Estratégia Saúde da Família.


A presença da consultoria foi uma solicitação das Entidades da Mesa de Negociação, para que seja dada mais transparência aos processos que estão sendo desenvolvidos dentro da Cassi.


Nos próximos dias, a Consultoria apresentará relatório a ser discutido na diretoria que dará direcionamento a implantação de medidas para melhoria da gestão.


A Diretoria informou que apresentará nos próximos dias medidas de gestão para curto prazo, com o objetivo de melhorar as perspectivas de caixa e de solvência, que serão debatidas no órgão de governança da Cassi.


As entidades solicitaram que tão logo sejam aprovadas no Conselho Deliberativo, as medidas sejam anunciadas para a mesa de negociação, em nova prestação de contas com data a ser definida até o fim de janeiro.


Para Wagner Nascimento, Coordenador da Mesa de Negociações da Cassi com as Entidades, a 4ª Mesa de Prestação de Contas trouxe um novo elemento, os estudos da consultoria. “É importante descartar a importância que os programas de prevenção e a Estratégia Saúde da Família terão peso fundamental na sustentabilidade da Cassi. A apresentação dos estudos, ainda que não conclusos, dá mais transparência ao processo de acompanhamento pelas Entidades Representativas e pelos Associados da Cassi. Nos preocupa bastante a situação financeira e esperamos ter propostas que contemplem melhorias efetivas na gestão no curto, médio e longo prazo, garantindo que teremos uma Cassi perene aos funcionários da ativa, aposentados, pensionistas e seus dependentes”, afirmou.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi