07/02/2018

Caixa: pagamento da promoção por mérito será no dia 20 de fevereiro



Os empregados da Caixa Econômica Federal receberão, no dia 20 de fevereiro, o pagamento referente à promoção por mérito 2018, tendo como ano-base 2017, retroativo a janeiro. O compromisso foi assumido pelo banco, após cobrança feita pelos representantes dos trabalhadores diante da indefinição da data de pagamento do valor devido.


A partir do ano de 2015, todos os empregados da Caixa com no mínimo 180 dias de efetivo exercício no ano anterior e sem ocorrências restritivas passaram a receber um delta a título de promoção por mérito. Essa é uma conquista garantida na cláusula 48º do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2014/2015 e válida para os que estão vinculados ao Plano de Cargos e Salários (PCS). Cada delta significa, em média, 2,34% de reajuste nas referências do PCS.


Na avaliação da presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, a promoção por mérito é uma conquista da luta da entidade ao lado dos empregados e da Comissão de Empresa da Caixa. “Esse direito está assegurado na convenção específica de trabalho do banco. Mas devido à indefinição da data de pagamento, os empregados estavam apreensivos. Esperamos que a Caixa cumpra o compromisso, pois este é um mecanismo de reconhecimento do esforço e da dedicação de cada empregado com a empresa”, afirma.


A concessão da promoção por mérito prevê pontuação final de até 70 pontos, que devem atender aos seguintes critérios: frequência ao trabalho, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e horas de capacitação. Esse sistema é adotado desde 2015, após debate da Comissão Paritária do Plano de Cargos e Salários.


Além dos critérios objetivos, a sistemática também considera critérios subjetivos, que garantem até 20 pontos, que variam em função do número de indicações recebidas na avaliação do relacionamento com os pares no ambiente de trabalho e pontuação extra por iniciativas de autodesenvolvimento.


Publicação de errata em: 08/02/2018


Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi