08/06/2018

Sindicato garante reintegração de bancária ao Itaú

Diagnosticada com Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), a bancária Maria Eduarda Gomes foi reintegrada à agência Itaú – João de Barros. Esta é a 18ª reintegração conquistada pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco neste ano. Em 2017, 58 bancários foram contemplados com a atuação da entidade.


Apesar de já perceber os sintomas da doença ocupacional, Maria Eduarda nunca se havia afastado das suas atividades com licença médica ou aberto uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) antes da demissão. Ela foi desligada do Itaú, que alegou baixa performance, no dia 15 de março de 2018.


Para o secretário de Saúde do Sindicato, Wellington Trindade, a negligência dos bancários com a saúde está relacionada com a atual conjuntura. “A reforma trabalhista criou um ambiente de insegurança para as trabalhadoras e os trabalhadores. A nossa orientação é que não se sintam intimidados e procurem o Sindicato para mediar as questões com o banco”, orienta.


Maria Eduarda recebeu o suporte da entidade e garantiu na Justiça o seu emprego. Com a doença do trabalho reconhecida pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), ela permanecerá afastada para cuidados médicos até o fim deste mês de junho. “Graças às orientações recebidas, volto para minhas atividades. Sinto prazer no que faço, mas quando adoecemos o banco não quer saber de nós. Um alerta aos colegas bancários: façam seus exames periodicamente e se filiem ao Sindicato, porque quando mais precisamos é ele que nos apoia”, avalia.  

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi