06/08/2018

Delegados sindicais tomam posse nesta semana



A posse dos delegados sindicais realiza-se nos dias 7 e 8 de agosto no Sindicato dos Bancários de Pernambuco. São 70 eleitos, entre titulares e suplentes, com mandato de um ano.


O delegado sindical tem o papel de representar os funcionários do seu local de trabalho, sendo o elo entre a base e o Sindicato, devendo agir de forma independente, respeitando a pluralidade inerente a todos os grupos.


“Vamos aproveitar este primeiro contato para durante dois dias realizar uma atividade de formação por meio de palestras e oficinas. Será um momento de aprendizado e integração que fortalecerá a mobilização da categoria”, afirma a secretária-Geral, Sandra Trajano.


Na ocasião, serão abordados temas acerca dos impactos da reforma trabalhista sobre a Campanha Nacional 2018, os ataques à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a tentativa de desmonte dos planos de autogestão (Cassi, Saúde Caixa e Camed).


“A Campanha 2018 é o primeiro desafio que será enfrentado pelas novas delegadas e delegados sindicais, que têm um papel fundamental nas mobilizações, organizando as trabalhadoras e os trabalhadores no seu local de trabalho, além de conscientizá-los sobre a importância da organização sindical”, destaca a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.


Entre as garantias que amparam os delegados sindicais, estão a estabilidade no emprego; permanência na unidade de trabalho a menos que haja acordo; abono de falta quando para participação em atividades sindicais, com autorização do gestor; e possibilidade de promover reuniões, segundo acordo prévio com o gestor, podendo distribuir publicações de interesse da categoria.


CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Dia 07/08

19h - Abertura (Representantes da FENAE, Banco do Brasil e Banco do Nordeste)

Dia 08/08

10h – Palestra : “ A importância dos Delegados (as) Sindicais para a Construção de um Movimento Sindical Forte e Combativo” – Suzineide Medeiros;

11h – Palestra : “Impactos da Reforma Trabalhista na CCT, seus Reflexos na Economia e Mudanças na Dinâmica das Negociações” – DIEESE;

12h – Almoço;

14h – Debate sobre a Campanha Nacional e Negociações Específicas;

17h - Encerramento.


Os Delegados Sindicais do Interior, devem enviar um E-mail com a confirmação de presença ou ligar para (81) 99232-0855/3316-4204 (Manuella), para que sejam providenciadas as reservas do hotel.

O Hotel que ficarão hospedados é o Recife Plaza Hotel:

Recife Plaza Hotel

Endereço: R. da Aurora, 225 - Santo Antônio, Recife - PE, 50050-000

Telefone: 81 3059-1200


Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi