08/08/2018

Dirigentes mobilizam bancários do Interior para Campanha Nacional 2018

A Campanha Nacional dos Bancários aportou no município de Carpina (PE), nesta quarta-feira (8). Os informes sobre o andamento das negociações e a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foram repassados aos funcionários nas seis agências bancárias, entre públicas e privadas.


Além de mobilizar a base, a ação se propôs a esclarecer aos clientes sobre os motivos que poderão levar a categoria à greve.


"Os bancos brasileiros lucraram quase R$ 80 bilhões no ano passado, explorando os funcionários e também os clientes, que pagam as maiores taxas de juros do mundo. Mas não querem atender às reivindicações dos bancários. Não podemos aceitar a proposta de reposição da inflação, sem aumento real", afirma a dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Janaína Knust.


Nos bancos públicos, os dirigentes também destacaram os impactos negativos da Resolução nº 23- CGPAR para os planos de autogestão, como Cassi, Saúde Caixa e Camed. A medida do governo federal modifica o custeio dos planos com ônus apenas para os participantes.


A categoria irá se reunir hoje à noite em assembleia geral extraordinária para avaliar a proposta dos banqueiros, que não assegura o emprego, aumento real ou a manutenção de todos os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).


"A nossa orientação é pela rejeição da proposta. Os bancários devem se manter mobilizados para, se for necessário, fazermos uma greve forte, com agências fechadas e funcionários sem trabalhar internamente. Só assim conseguiremos impedir a retirada de direitos duramente conquistados", conclui.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi