15/08/2018

Bancários protestam contra ataques aos planos de autogestão



Em defesa do direito à saúde, o Sindicato realizou um ato na simbólica Praça da Independência, no centro do Recife(PE). Os bancários protestaram contra as Resoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União- CGPAR nº 22 e 23. As medidas impostas pelo Governo Michel Temer sobretaxam os trabalhadores de mais de 120 estatais e diminuem as contrapartidas das empresas nos planos de autogestão.


O evento que marca o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Bancos Públicos e Contra a CGPAR segue a agenda de mobilização da categoria relativa à Campanha 2018.


A nefasta CGPAR reduz investimentos na assistência à saúde dos trabalhadores e limita a 6,5% da folha de pagamento a participação no custeio dos planos de saúde dos funcionários de empresas públicas.


“Esse é mais um ataque ultraliberal que minimiza os investimentos nas políticas sociais e entrega setores estratégicos do País para a exploração do capital privado. Os golpistas atacam um ponto vital para nossa sobrevivência a fim de enfraquecer nossa luta em defesa dos bancos públicos e dos nossos direitos. Vamos resistir! Não passarão!”, afirma a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.


Presente no ato, o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Paulo Rocha, ressalta que a manifestação ocorre no mesmo dia em que o preso político Luiz Inácio Lula da Silva registra sua candidatura à presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral(TSE).


“A revogação da reforma trabalhista e da emenda que reduz drasticamente investimentos nas áreas sociais, bem como a suspensão das privatizações e o fim da reforma da Previdência passam necessariamente pela eleição deste ano. Vamos eleger Lula presidente e uma grande bancada de deputados que represente de fato a classe trabalhadoras”, convoca Rocha.


Além de diretores sindicais e de vários bancários de bancos públicos e privados, participaram do ato representantes da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal em Pernambuco (APCEF/PE), Associação dos Funcionários Aposentados do BANDEPE (Asfabe), Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE), Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) em Educação de Pernambuco (Sintep), Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de Pernambuco (SINDPD/PE),Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de Pernambuco (Sindacs/PE).

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi