27/08/2018

Sindicato orienta para aprovação das propostas da Fenaban e dos bancos públicos



Após amplo debate, a Direção do Sindicato dos Bancários de Pernambuco decidiu orientar a base para aprovar as propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, seguindo assim o Comando Nacional dos Bancários. 


Essa será a posição da entidade durante a Assembleia Geral Extraordinária que realiza-se nesta quarta-feira(29), a partir das 18h30, quando os bancários irão deliberar sobre o assunto em questão.


“Esse processo de negociação não foi nada fácil no ambiente da nociva lei trabalhista do pós-golpe que ameaça direitos fundamentais da categoria bancária e de toda a classe trabalhadora. Mas, conseguimos salvaguardar nossa CCT e avançar no índice de reajuste real. Diante de tudo que foi conquistado, mesmo nesta conjuntura adversa, convocamos a categoria bancária para votar favoravelmente nas propostas apresentadas pela Fenaban, Caixa e Banco do Brasil”, convoca a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.


Foram dez rodadas de negociação sob intensa pressão até que finalmente a Fenaban apresentou aos trabalhadores uma proposta viável neste domingo (25). Destacam-se entre elas oreajuste de 5% (aumento real de 1,18% sobre uma inflação do INPC projetada em 3,78%) para salários e demais verbas, e a garantia de manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) válida para todos os empregados de bancos públicos e privados em todo o Brasil.


Nas negociações específicas dos bancos públicos, evidenciam-se a manutenção do Saúde Caixa e do modelo de custeio no qual os custos administrativo e fiscal ficarão sob encargo do Caixa Econômica. Além disso, 70% dos custos assistenciais também serão de responsabilidade da empresa. Quanto ao Banco do Brasil, em linhas gerais as propostas asseguram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de dois anos com reajuste de 5% em 2018 e inflação mais ganho real de 1% em 2019 sobre todas as verbas. No Banco do Nordeste, a proposição apresentada pela direção da empresa garante todos os direitos conquistados no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), além de pontuar alguns avanços.


PROPOSTAS:

Fenaban apresenta proposta de reajuste de 5% e garantia de todos os direitos



Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi