17/10/2018

Outubro Rosa: Sindicato realiza ações de prevenção do câncer de mama



O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta em 90% as chances de cura. Para conscientizar a categoria sobre a importância da prevenção, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza durante toda esta semana ações de sensibilização em agências bancárias vinculadas à campanha Outubro Rosa.

Com a ação de conscientização, os dirigentes percorreram os bancos públicos e privados localizados no município de Olinda, Recife, Vitória de Santo Antão, São Lourenço da Mata e Igarassu.

Na ocasião, a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, destacou a necessidade de retomada dos investimentos em políticas públicas para que a saúde gratuita e de qualidade seja garantida para toda a população. "Para assegurarmos que todas as trabalhadoras e trabalhadores tenham acesso à saúde nos próximos anos, hoje precisamos defender a democracia. Estamos lutando pelo futuro do povo brasileiro", afirma.



Hábitos que ajudam a prevenir o desenvolvimento da patologia, como a prática de atividades físicas regulares e a ingestão de alimentos saudáveis, foram destacados pelos dirigentes sindicais. Além de fatores de risco que contribuem para o surgimento do câncer.

“Estamos alertando clientes e bancárias sobre a importância do autoexame e da mamografia, que deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos. Um dos fatores de risco é o ambiente de trabalho estressante como vemos nos bancos. Por isso, não podemos esquecer a prevenção, porque a nossa saúde é mais importante do que qualquer outra coisa”, afirma a secretária da Mulher do Sindicato, Eleonora Costa.



O câncer também atinge 1% da população masculina, por isso os bancários também devem ter um cuidado especial devido à pressão gerada pelo ambiente de trabalho. O tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade e o histórico de câncer na família são outros fatores que tornam as pessoas vulneráveis ao câncer.

Entre os sinais de alerta que devem ser observados estão a mama avermelhada, alterações no bico do peito, nódulos nas axilas ou pescoço e caroço no seio, geralmente indolor. 

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente os exames preventivos que podem identificar tais alterações. 

“O governo golpista de Temer congelou os investimentos em saúde e outras áreas por 20 anos. A medida é prejudicial para a população, especialmente para as pessoas que usam o serviço público. Por isso, precisamos eleger um candidato que esteja comprometido com a revogação da PEC 95 do teto dos gastos”, concluiu o secretário de Administração do Sindicato, Geraldo Times.

O Sindicato visitou mais de 30 agências até esta quarta-feira (17). Nesta quinta-feira (18), a campanha será realizada nos municípios de Carpina, Camaragibe e Paulista.



Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi