18/10/2018

Campanha Outubro Rosa aporta em Carpina, Camaragibe e Paulista



Nesta quinta-feira (18), as agências bancárias de Carpina, Camaragibe e Paulista receberam a Campanha Outubro Rosa realizada pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Departamentos do Banco do Brasil, na Rio Branco, no Recife Antigo, e da Caixa Econômica Federal também foram contemplados pela iniciativa. A categoria e os clientes receberam panfletos informativos sobre o câncer de mama e orientações sobre a prevenção. A ação de conscientização já percorreu oito municípios do Estado. 

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A patologia também acomete homens, porém é raro, e atinge apenas 1% do total de casos da doença.

Para a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, o investimento em saúde pública pode reduzir os casos de morte de mulheres acometidas pelo câncer. “O SUS oferece exames de mamografia e demais preventivos, mas precisamos fortalecer esse serviço e não será possível fazer isso com os investimentos públicos congelados. A implementação do Estado mínimo não atenderá às necessidades da população brasileira”, afirma.



O câncer de mama é relativamento raro até os 35 anos, mas é preciso fazer o autoexame por precaução. A incidência da doença cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos, quando as mulheres devem passar a realizar a mamografia a cada dois anos.



“As bancárias trabalham num ambiente de elevado nível de estresse, gerado pela sobrecarga de trabalho, pressão por metas e assédio moral. E o estresse é um dos fatores de risco para o surgimento do câncer, por isso precisamos priorizar a nossa saúde”, destaca a dirigente sindical, Alzira Cavalcanti.

A Campanha Outubro Rosa aportará amanhã (19) nas agências de Boa Viagem, avenida Marquês de Olinda e avenida Agamenon Magalhães.


Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi