05/11/2018

Sindicato participa da Campanha Novembro Azul



Para alertar os bancários sobre a importância de realizar exames que ajudam no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco participa, da Campanha Novembro Azul, no corrente mês. A iniciativa objetiva levar para dentro das agências informações sobre como se prevenir, quais os fatores de risco e os principais sintomas do câncer de próstata.

Esse tipo de câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele. No País, um homem morre a cada 38 minutos em razão dessa patologia, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico é realizado através de exames de rastreio, composto por um sumário de sangue simples, o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal. Este último é fundamental porque cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata não apresentam alterações nos demais análises.

Para presidenta do Sindicato dos Bancários, Suzineide Rodrigues, a entidade precisa fazer esse alerta para toda categoria.

“Nos dias de hoje, cuidar da saúde é fundamental. Estamos em um momento muito estressante, mas também de muita informação, e não podemos deixar que o preconceito afete o diagnóstico precoce dessa doença. Bancários, façam seu exame, se diagnosticado no início, há mais de 90% de chances de cura”, adverte.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sangue na urina ou sêmen e ejaculação dolorosa. É importante destacar que todos os homens com mais de 50 anos devem realizar os exames.

Conforme o secretário de Comunicação do Sindicato, Epaminondas Neto, a campanha cumpre um papel importante. “A informação é uma ferramenta indispensável para enfrentar o preconceito e salvar muitas vidas. Os homens não costumam cuidar de sua saúde e por isso estamos indo às agências para dialogar com nossos colegas a respeito da importância do autocuidado”, destaca.

PREVENÇÃO

Ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e manter o peso corporal adequado são indicados para prevenção do câncer. A realização dos exames de PSA e toque retal podem ajudar a identificar o câncer de próstata logo no início da doença, aumentando assim as chances de cura.

FATORES DE RISCO

• Idade avançada: No Brasil, a cada 10z homens diagnosticados com câncer de próstata, 9 têm mais de 55 anos
• Histórico: Homens cujo pai e/ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos
• Sobrepeso: Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado

SINTOMAS

• Necessidade frequente de urinar
• Sangue na urina ou sêmen
• Dor óssea
• Infecção generalizada

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi