06/11/2018

Sindicato participa da assembleia de povos indígenas em Pernambuco



A luta dos povos indígenas também faz parte do calendário de atividades do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. No último domingo (4), na Aldeia Brejo dos Padres, Terra Indígena Pankararu, localizado no município de Tacaratu(PE), o dirigente sindical, Rubens Nadiel, participou da assembleia da Micro Regional Pernambuco da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME).

O objetivo do encontro foi debater a atual conjuntura política do País e eleger a nova coordenação daquela instância.

“Sou indígena e sei da luta dos companheiros para não deixar que seus direitos sejam violados. Essa reunião é de suma importância para afinarmos nossa pauta de reivindicações. Não vamos permitir que nossas terras sejam arrancadas de nossas mãos. Nosso movimento está mais forte do que nunca”, ressaltou Rubens Nadiel

O evento também contou com a participação de representantes de todos os povos indígenas de Pernambuco, no qual foram eleitos Sarapó Pankararu e Marcos Xukuru como titulares da APOINME e Ari Pankara e Dorinha Pankara como suplentes. A agenda também elegeu Eliza Pankararu como titular e Cícera Pankara como suplente do Departamento de Mulheres Indígenas da APOINME.

“A APOINME é o maior instrumento de luta e foi criada pelos líderes antigos para garantir e assegurar nossos direitos territoriais. Atualmente, estamos em um momento crítico, tendo as garantias ameaçadas constantemente, mas a Articulação estará vigilante em defesa de nós indígenas e de nossas terras”, assegurou o coordenador Executivo da APOINME, Sarapó Pankararu.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi