02/01/2019

Futuro presidente da Caixa confirma fatiamento do banco e presença de militares em cargos diretivos



Sem nomeação ainda oficializada, o indicado para ser o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, concedeu entrevista ao site O Antagonista, na terça-feira (1º), durante a posse do presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, ele confirmou que abrirá o capital das operações de Cartões, Loterias, Asset e Seguros do banco.


A afirmação aponta para a privatização de forma fatiada que, conforme Guimarães, renderá “dezenas de bilhões de reais”. No entanto, o assunto foi tratado de forma superficial, sem detalhamento das operações.


A presença de militares entre postos diretivos do banco público também foi confirmada por ele. “Existe uma questão de governança importante e a gente quer fazer toda análise do passado de quaisquer problemas que por ventura existam, e ter os militares com a gente faz todo sentido”, afirmou, sem detalhar o que seria concretamente essa “análise do passado”, já que o banco passou recentemente por auditoria e responde a vários canais de monitoramento.


Na avaliação da presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, as afirmações de Guimarães são vagas e, no que se refere à nomeação dos militares, não estão sendo levadas em conta as normas legais e estatutárias que devem ser cumpridas. “As declarações acima coloca o papel da Caixa sob risco, com graves consequências para a população, para o desenvolvimento econômico do País e para seus empregados. Sendo assim, devemos nos manter mobilizados e fortalecidos para defender esse patrimônio brasileiro”, alerta.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi