01/03/2019

Mulheres vão às ruas contra reforma da Previdência no dia 8 de março



No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, as bancárias de Pernambuco participam da marcha Marielles: livres do machismo, do racismo e pela Previdência pública. A concentração será às 14h, na Praça do Derby, no centro do Recife (PE). As trabalhadoras irão às ruas em defesa da manutenção dos direitos e contra a reforma da Previdência, que penaliza as trabalhadoras.

A mobilização é convocada por coletivos de mulheres, formados por entidades feministas, movimentos sociais e sindicatos. O Sindicato estará presente para reivindicar igualdade de oportunidades para as mulheres no sistema financeiro e no mercado de trabalho de um modo geral. “Nós ainda recebemos salários menores do que os homens e dificilmente chegamos aos cargos de gerência, apesar de sermos capacitadas para assumir essas vagas”, denuncia a secretária da Mulher do Sindicato, Eleonora Costa.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, o Dia Internacional da Mulher surgiu em homenagem às trabalhadoras das fábricas, nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, que começaram uma campanha, no Século 20, para reivindicar seus direitos e condições de trabalho.

A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, destaca que a luta das mulheres continua nos dias de hoje. “As trabalhadoras estão unidas para impedir que a reforma da Previdência, proposta por um governo presidido por um representante machista e misógino, seja aprovada pelo Congresso. Ao aumentar a idade mínima de acesso das mulheres à aposentadoria para 62 anos, a proposta desconsidera que nós trabalhamos, por semana, em média 7 horas e meia a mais que os homens”, critica.

O Sindicato também irá dialogar com as bancárias nos locais de trabalho, levando a mensagem por meio da literatura de cordel. A poesia “Mulheres em Onda”, de autoria da cordelista e dirigente sindical Susana Morais, aborda temas como a violência, a luta por direitos e o protagonismo das mulheres.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi