07/03/2019

Sindicato recebe Festival de Mulheres Repentistas em março



As Mulheres de Repente. Esse é o tema do Festival de Mulheres Repentistas do Norte e Nordeste, que acontece no Sindicato dos Bancários de Pernambuco, no dia 9 de março, a partir das 20h. O encontro reunirá oito mulheres cantadoras dos estados de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Ceará e Piauí.

Com apresentação de Mariana Teles e coordenação de Rogério Meneses, o Festival objetiva enaltecer o protagonismo das mulheres no improviso da musicalidade.

No palco, as repentistas irão abordar a situação atual do País e falar sobre as marcas da repressão, da negação de direitos, da exploração, da violência, da discriminação e da invisibilidade social.

O secretário de Esporte, Cultura e Lazer do Sindicato, Adeilton Filho, ressalta o compromisso da entidade em apoiar eventos que valorizam a cultura regional.

“A cultura pernambucana tem uma forte marca em todo território nacional. Nossa música, os artistas, assim como nossa forma de expressão, possuem características singulares. O Sindicato se orgulha de fazer parte de encontros que enfatizam a força e o empoderamento do povo nordestino, que tanto luta pelos seus direitos”, aponta Adeilton.

Para difundir essa arte genuinamente nordestina, Ariano Suassuna promoveu o primeiro festival de poetas repentistas em 1950, no Teatro de Santa Isabel. Só em 2015, Rogério Meneses criou um festival destinado às mulheres repentistas, dando a essas artistas o devido reconhecimento no cenário cultural.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi