08/05/2019

Movimentos sociais de luta por moradia unem-se aos empregados da Caixa neste Dia Nacional de Luta (9/5)



Os movimentos sociais de luta por moradia confirmaram participação no Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa 100% pública, nesta quinta-feira (9). No Recife (PE), um ato público será realizado pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, às 12h, em frente à agência Ilha do Leite, na avenida Agamenon Magalhães. 

Os protestos ocorrem em todo o País contra o fatiamento da estatal, que começará com a venda das Loterias Caixa (Lotex), que está com leilão marcado para 28 de maio, e a interrupção de programas habitacionais por parte do governo Bolsonaro. 

"O leilão da Lotex seria realizado nesta quinta-feira (9), mas foi adiado pela sexta vez. Isso mostra a força da nossa mobilização nacional contra a privatização de setores lucrativos do banco. O esvaziamento da Caixa compromete as políticas sociais nas áreas de habitação, saúde, educação, segurança pública, esportes e saneamento", avalia a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.

Em Pernambuco o ato conta com a participação do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM). "O País que tem um déficit de 8 milhões de moradias, assistimos com muita cautela os desdobramentos do atual governo, que precisa dizer qual é o seu programa para moradia. Hoje o programa Minha Casa Minha Vida está praticamente paralisado, podendo gerar demissões de aproximadamente 50 mil trabalhadores da construção civil", destaca o coordenador-Geral da Organização e Luta dos Movimentos Populares de Pernambuco (OLMP) e dirigente do MNLM, Paulo André.

A orientação é que os empregados da Caixa vistam como forma de protesto contra a privatização da Caixa. "O desmonte da Caixa prejudica os empregados, a sociedade e a soberania do País. Vamos defender o patrimônio brasileiro e dizer não à privatização", conclui a secretária de Bancos Públicos do Sindicato, Cândida Fernandes.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi