09/05/2019

Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos é lançada em Brasília



O Sindicato dos Bancários de Pernambuco participou, nesta quarta-feira (8), do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O evento contou com a presença de deputados e senadores de diversos partidos, lideranças e entidades de movimentos sociais e representantes de centrais sindicais.

Participaram também a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a Fenae e os membros da Aliança Latino-americana em Defesa dos Bancos Públicos da Uni Américas Finanças da Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Peru. 

A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, destacou na mesa de abertura a importância das empresas públicas para a população brasileira. “O financiamento da agricultura familiar depende dos bancos públicos. Se isso for para os bancos privados, o alimento vai chegar mais caro na mesa do trabalhador. Se os bancos públicos acabarem, muitas cidades pequenas do Brasil vão ficar sem agências, pois os bancos privados só estão aonde o dinheiro está. O trabalhador tem que saber que vai pagar mais caro no financiamento da sua habitação. A gente precisa falar claramente com a população o que representa a entrega do patrimônio brasileiro e dizer que estão juntos com os trabalhadores na luta em defesa dos interesses do povo brasileiro. ”

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos irá analisar todos os projetos em tramitação nas duas casas legislativas, Câmara e Senado, e difundir a importância das instituições financeiras públicas para o desenvolvimento do Brasil. Coordenada pelo senador Jacques Wagner (PT-BA) e o deputado Zé Carlos (PT-MA), o instrumento formal será também um espaço para a análise de todos os fatores que envolvem as ameaças de privatização, em suas diferentes modalidades, é um canal de diálogo amplo.



Na solenidade, o Sindicato foi representado por sua secretária-Geral, Sandra Trajano; secretária de Bancos Públicos, Cândida Fernandes, e secretário Intersindical, Rubens Nadiel. "Ampliar o debate sobre o que significa a privatização das empresas públicas é necessário e a instalação da Frente Parlamentar Mista será mais um espaço para discutirmos os impactos sociais. Os bancos públicos impulsionam a economia, desenvolvem as regiões e reduzem as desigualdades sociais, oferecendo linhas de crédito acessíveis para população de baixa renda. Os bancários de Pernambuco vão intensificar a mobilização em defesa do Banco do Brasil, da Caixa e do Banco do Nordeste", conclui.

Seminário “Bancos Públicos e Desenvolvimento”

Após o lançamento da Frente, especialistas em economia renomados, como Sérgio Mendonça, Luiz Gonzaga Belluzzo (Unicamp), ex-chefe da Assessoria Especial do Ministério da Fazenda, Paulo Fernando Cavalcanti Filho (UFPb) e Luiz Fernando de Paula (UFRJ) explicaram a importância dos bancos públicos para a população e para o desenvolvimento do país, durante o Seminário “Bancos Públicos e Desenvolvimento”. Representantes dos movimentos sociais, de entidades ligadas a bancos públicos, centrais sindicais e universidades também participaram do evento.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi