12/08/2019

Bancários reforçam luta contra reforma da Previdência (13/8)



No dia 13 de agosto, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizará um ato em defesa da aposentadoria, no Itaú - Agência Dantas Barreto, a partir das 9h. A atividade marca a adesão da categoria ao Dia Nacional de Mobilizações, paralisações e greves contra a Reforma da Previdência, convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/2019) foi aprovada pela Câmara dos Deputados, em 2º turno, e agora segue para o Senado. Além da mobilização da categoria, o Sindicato articula apoio político para derrubar a proposta. "A mobilização das trabalhadoras e trabalhadores conseguiu barrar itens que iriam atingir trabalhadores rurais e os idosos em condição de pobreza, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Mas, a reforma ainda continua perversa e a possibilidade da capitalização, que só beneficia aos bancos, ainda não está descartada", avalia a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.

Os deputados aprovaram itens como obrigatoriedade da idade mínima (65 para nos homens e 62 para as mulheres), mudança nos cálculos dos benefícios para reduzir os valores das pensões para as viúvas e até para os aposentados por invalidez, além da retirada do abono salarial.

Após dialogar com os bancários, o Sindicato participa do grande ato público, às 14h, na Rua da Aurora, em frente ao Ginásio Pernambucano. Trabalhadores, estudantes e movimentos sociais estarão unidos, com pauta ampliada, contra a reforma da Previdência, em Defesa da Educação Pública e por Empregos.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi