14/08/2019

Sindicato na luta em defesa do Saúde Caixa



“Saúde Caixa Para Todos” é a nova campanha defendida pelos bancários de todo País e o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, seguindo a Campanha Nacional lançada nesta quarta-feira (14), visitou a agência e departamentos na Ilha do Leite - Recife para dialogar com a categoria.

A mobilização é contra a resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), que estabelece um teto para o custeio pelas empresas estatais federais sobre benefícios de assistência à saúde dos empregados.

A secretária de Formação do Sindicato e empregada da Caixa, Adriana Correia, enfatizou que além dos riscos dos atuais empregados de perderem o Saúde Caixa, novos contratados estão sem este direito.

“Este dia de luta precisa ser compreendido por todos os empregados. O Saúde Caixa é muito importante para categoria e não podemos abrir mão desse direito. Os novos contratados, os PCDs, que entraram através de ação judicial, estão sem este direito garantido. Isso é um absurdo e vamos lutar para que essa desumanidade deixe de existir”, afirma Adriana.





A campanha “Saúde Caixa para Todos” defende que o banco, além de garantir que antigos empregados usufruam deste plano de saúde, cumpra com as contratações de Pessoas com Deficiências (PCDs), atingindo a cota mínima de 5% destes empregados, e garantindo que eles possam contar com o Saúde Caixa, porém o banco alega que a CGPAR 23 o proíbe de incluir novos contratados.

Na agência da Caixa Econômica – Ilha do Leite, diretores entregaram panfletos que alertam que o Saúde Caixa só está garantido no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) porque bancários e sindicatos de todo País resistiram contra o retrocesso. O material também pontua a importância da união da categoria e a necessidade de permanecerem unidos contra os ataques que os bancos públicos estão sofrendo.

A Campanha Nacional surgiu durante o 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (CONECEF), realizado nos dias 1 e 2 de agosto, em São Paulo, com participação dos diretores do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e representantes da base. Aprovada pelos delegados presentes no encontro, a data 14 de agosto ficou estabelecida para seu lançamento.





Para o secretário de Administração, Geraldo Time, o Sindicato está alerta aos retrocessos impostos pelo governo Bolsonaro e aos ataques aos bancos públicos.

“Não somos coniventes aos ataques que a classe trabalhadora vem sofrendo, muito menos diante desta nefasta reforma da Previdência, que só visa retirar direitos. O Saúde Caixa é importante para os empregados da Caixa, mas precisamos dar uma resposta para todos os absurdos que estamos vendo acontecer. Vamos nos unir cada vez mais e defender o que é nosso por direito”, comenta Geraldo.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi