02/10/2019

Sindicato inicia Campanha Outubro Rosa nas agências bancárias



Agências bancárias de Pernambuco recebem neste mês a campanha Outubro Rosa, que serve de alerta para o risco do Câncer de Mama. Na manhã desta quarta-feira (2), dirigentes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco visitaram bancos privados do Recife, destacando a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce, que garante 95% de chances de cura. 

A secretária da Mulher do Sindicato, Eleonora Costa, destaca que realizar ações direcionadas de conscientização é um dos compromisso da entidade com a categoria. “Em outubro, estamos percorrendo as agências com uma campanha voltada principalmente para as mulheres. Mas, embora raro, lembramos que o câncer de mama também pode afetar os homens. Em novembro, vamos seguir com o debate da saúde e trazer a campanha de combate ao câncer de próstata".

A campanha será realizada em paralelo as ações em defesa do emprego, da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e do fim do assédio moral. O secretário de Bancos Privados do Sindicato, Expedito Solaney, destaca que é importante trazer o debate sobre o acesso à saúde enquanto direito de todo cidadão. “O Sindicato realiza atividades que buscam melhores condições de trabalho dentro das agências. Sabemos que as metas abusivas e o estresse do cotidiano estão adoecendo nossa categoria. Por isso, é absolutamente importante informar a população sobre o direito à prevenção e à saúde, principalmente nesta conjuntura de desmonte das políticas públicas", afirma Solaney.



No bairro de Boa Viagem, funcionários do Itaú, Santander e Bradesco receberam o Sindicato, que distribuiu laços cor-de-rosa que fazem alusão à Campanha. Panfletos informativos e faixas alertando as bancárias e a população também foram utilizados na atividade.

A dirigente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE), Tereza Souza, reforça que é preciso olhar mais para o corpo e deixar o preconceito de lado. “Quanto antes o diagnóstico, mais chances de cura tem a mulher. Não deixe que o preconceito seja um vilão na sua vida. Faça o autoexame regularmente e visite um médico sempre que necessário. Como o estresse é um dos motivos que pode levar ao câncer de mama, nós bancárias precisamos nos cuidar ainda mais”, comenta Tereza.



Na próxima sexta-feira (4), o Sindicato vai realizar visitas às agências dos bancos públicos. Os dirigentes vão percorrer setores de gerência da Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil – Capiba, localizado no Recife Antigo.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi