21/12/2009

Lutas, avanços e conquistas em 2009

Fazendo um balanço geral do que represen­tou o ano de 2009 para a CUT-PE temos que ressaltar que este foi um ano de mui­tas lutas e conquistas, através de muito traba­lho e determinação. Este ano, nos preparamos para o Dia Internacional da Mulher (08/03), Dia do Trabalhador (01/05) que, sem dúvida alguma, expressaram um resgate histórico da lutas da classe trabalhadora por melhores qualidades de vida e trabalho.

 Além disso, organiza­mos caravanas que pudessem colocar os traba­lhadores mais atuantes nas lutas e campanhas que realizamos durante todo o ano. Tivemos os Congressos Estadual e Nacional da CUT e a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, a maior de todas, em que levamos vários trabalhadores à Brasília (DF). Tivemos movimentos de paralisa­ções e greves em alguns momentos, que foram necessários para a defesa dos trabalhadores. Mas, sempre com a Central, fazendo o seu pa­pel de intermediar as relações com o Governo da melhor forma possível, com transparência e responsabilidade.

 Avançamos na realização de plenárias pelo interior do estado, a fim de aproximarmos a população interiorana dos trabalhos realizados pela Central e mostrar a todos a importância dessa união entre os tra­balhadores do campo e da cidade. Tivemos de inicio as plenárias de Rio Formoso, Garanhuns e Salgueiro. O objetivo agora é continuar com a expansão, e para 2010 estamos buscando a am­pliação para três áreas: Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Outra questão que marcou a nossa luta em 2009 foi o pré-sal. Nós acredi­tamos que a Petrobras deve ser 100% estatal e que deve continuar fazendo pesquisas que ge­rem recursos voltados para o interesse nacional e que possam ser investidos em saneamento básico, educação, meio ambiente, previdência e saúde. A falta de compromisso do estado, com a sociedade precisa ser vista como um momen­to para lutar em defesa dos  trabalhadores e das políticas publicas.

Neste ano também conse­guimos novas filiações. Vamos terminar o ano com praticamente 200 sindicatos filiados. É com essa ideia que mantém a CUT. Nós não filiamos por filiar, todavia, por convicção política que de­fende a luta dos trabalhadores, e que acredita na necessidade de somar as pessoas. Podemos fazer isso, através da nossa Central, dos movi­mentos sociais e dos sindicatos filiados.

 Sabemos que 2010 será um ano importantíssimo. Precisamos estar cada vez mais engajados nas lutas sociais, principalmente neste ano de grandes eleições. A CUT-PE acredita que a mudança só e possível com luta, garra, compromisso e as conquistas só chegam com determinação.

A Central Única dos Trabalhadores deseja Fe­liz Natal e Próspero Ano Novo a todos os traba­lhadores (as) que estiveram presentes nas lutas deste ano. Juntos somos fortes. Juntos somos CUT!

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi