22/12/2009

Vida nova e cheia de desafios

Vida nova, a cada ano é o que todos pensam ao arrancar a última folhinha do calendário. O clima de fim de ano é favorável para a reflexão e para fazer planos, traçar metas... Além de todas as promessas de mudança e resoluções já para o primeiro dia do ano. Se elas acontecem ou não, fica para o próximo balanço. Mas essa necessidade de estar sempre em movimento e tentar melhorar é ainda mais justificada quando temos novidades que mexerão com nossa rotina, como, por exemplo, uma mudança de casa, de trabalho...

É com essa sensação que a nova diretoria do Sindicato se reunirá em janeiro para realizar o planejamento de suas atividades para 2010. Arrumar as gavetas, os armários, os ambientes, a casa enfim. O desafio será aliar audácia e prudência em nossas escolhas e a disposição para trabalhar muito.

Esse planejamento é de suma importância, não só pela renovação da Diretoria, mas também pelos desafios que teremos pela frente. Além das negociações permanentes - com promessas de implantação dos Planos de Cargos e salários no BB e BNB e de Funções na Caixa - e da campanha salarial habitual a cada ano, teremos eleições para a Funcef e Apcef (Caixa), Previ e Cassi (BB). Nos bancos privados, algumas grandes fusões ocorridas neste ano ainda estão em momento de consolidação e nossa atenção deve ser redobrada a fim de lutar pela garantia dos postos de trabalho e pela manutenção e a conquista de novos direitos. Há ainda a retomada das mesas temáticas, como saúde, igualdade de oportunidades e segurança bancária. E vamos continuar lutando no combate ao assédio moral e às metas abusivas, buscando melhores condições de trabalho e valorização e qualidade de vida.

No país, em 2010 teremos eleições para eleger deputados, senadores, governadores e presidente. Tudo nos interessa bastante, uma vez que qualquer mudança significativa no Brasil traz impactos fortes para o setor bancário e para nossas vidas. A busca por cidadania e direitos, por melhores condições de vida e de renda para a maioria das pessoas faz parte de um projeto. E os trabalhadores precisam estar atentos a qual projeto os representa.

Os desafios são grandes e muitos, nós, bancários (as), teremos um ano novo de muito trabalho e luta. Mas, juntos, somos mais fortes. Por isso fica o desafio a todos: participem das ações, das mudanças e das decisões. Assim o ano será, com certeza, melhor!

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi