15/01/2010

PEDALAR FAZ BEM A SAÚDE?

O QUE EU PRECISO PARA PEDALAR?

Comece olhando honestamente para si mesmo, verificando se você tem tempo para dispender com atividades físicas durante seu dia normal. Se leva uma vida sedentária, uma revisão médica antes de começar a pedalar é obrigatória. Avaliar como está seu coração, sua musculatura, juntas e as suas taxas metabólicas. Feito isto, você precisa de uma bicicleta e de alguns equipamentos básicos.
O principal é o capacete. Não é uma peça obrigatória, mas é altamente recomendável, assim como as luvas.  Com isto você já pode pensar em se aventurar em alguns passeios. Diversos grupos em Recife colaboram com a divulgação do ato de pedalar realizando passeios gratuitos noturnos pela cidade. Para começar, se você não tem muita experiência, opte pelo APS - Amigos para Sempre, aos domingos, 8h das manhã, na Jaqueira. Ou então pelo Corujaqueira, nas terças 21h, também na Jaqueira. O site do Corujaqueira tem uma relação de outros grupos localizados nas cidades da região metropolitana do Recife. A maioria tem site na internet e os horários dos passeios. Alguns grupos cobram pelo apoio. A maioria, não.

É PERIGOSO PEDALAR NA RUA?

É sim. Assim como andar, dirigir e até mesmo ficar parado. Dados internacionais dão conta de que o risco de morte de um ciclista é inferior ao de um motorista. Observe que não estamos falando de risco de acidente, mas de morrer em um acidente.  Carros andam mais rápido e os acidentes são mais graves. O uso do capacete minora ainda mais o risco de que, em caso de acidente, este atinja partes vitais da cabeça de quem pedala. Os riscos aumentam muito se quem pedala não segue as regras de trânsito, ou comete erros ao pedalar como falar ao celular ou ouvir música. E também precisa observar as regras de trânsito, como andar na mão correta, na faixa de mais baixa velocidade, ter atenção redobrada ao cruzar a esquerda, e nunca furar o sinal vermelho. Ao pedalar na rua, você tem de estar atento ao que se passa ao seu redor. Esta é a sua garantia de que não vai ser pego de surpresa por um buraco na rua, um motorista irresponsável ou pego de surpresa por um pedestre mais apressado. Sua segurança é você quem faz.

Você está esperando o quê para comprar sua bicicleta? 

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi