O Sindicato e a
Contraf-CUT se reuniram nesta quinta-feira, dia 6, com o Bradesco, em
São Paulo, para negociar as reivindicações dos bancários para a
reabilitação profissional. Durante a reunião, foi decidida a
criação de um grupo de trabalho para a elaboração de um programa
de reabilitação e readaptação profissional, com base na cláusula
43ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). As reuniões
ocorrerão entre os dias 19 de junho e 7 de agosto.
De acordo
com a secretária de Finanças do Sindicato, Suzineide Rodrigues, a
criação do grupo de trabalho é um passo importante para garantir a
reabilitação profissional dos bancários afastados por problemas de
saúde. “Com o grupo, os sindicatos terão a oportunidade de
participar da elaboração do programa e também acompanhar todo o
seu processo de implantação”, destaca Suzi, que representa
Pernambuco na Comissão Nacional dos Funcionários do Bradesco.
Os
próximos encontros com o banco estão previstos para os dias 14 e 19
de junho, quando estarão em debate o parcelamento do adiantamento de
férias e o vale-cultura, respectivamente. Trata-se dos outros dois
itens que formam o calendário prévio de negociações (leia mais
aqui).
O Plano de Cargos e Salários (PCS) e o auxílio
educação foram novamente destacados pelos dirigentes sindicais na
reunião desta quinta, mas o banco ainda resiste em debater essas
importantes reivindicações.
Enquanto isso, a mobilização
continua. “Vamos ampliar ainda mais as manifestações e protestos
dos bancários, dentro da Campanha de Valorização dos Funcionários
do Bradesco. Nesta quarta, véspera das negociações, realizamos um
grande protesto em Pernambuco para pressionar o banco (leia aqui).
Sabemos que sem pressão, não vamos conseguir avançar nas
negociações”, finaliza Suzi.
>> Leia o jornal especial do Bradesco