A bancária Lígia Andrade foi reintegrada por meio de tutela antecipada ao banco Santander. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco acompanhou o cumprimento da determinação judicial, nesta terça-feira (18), na agência Santander Parque Amorim. Com este registro, o número de bancários reintegrados chega a 34 neste ano.
Funcionária do banco há sete anos, esta é a segunda vez que Lígia é reintegrada após demissão. Em 2014, ela entrou com a primeira ação contra o banco e, assim como desta vez, comprovou o desenvolvimento de doença ocupacional.
“Entrei com o processo e isso não foi visto com bons olhos pelo banco, segundo os próprios gestores me informaram no momento da demissão. Consegui a tutela antecipada na Justiça e vou continuar no benefício por Lesão por Esforço Repetitivo (LER)”, afirma Lígia.
Na avaliação do diretor do Sindicato, Paulo Henrique, que representou a entidade no ato de reintegração, a postura do banco é ilegal. “Além da bancária ter sido demitida tendo doença ocupacional, o histórico relatado pela funcionária caracteriza perseguição”, afirma.
A bancária permanece em licença do cargo de Gerente Santander Van Gogh até o próximo dia 3 de agosto, quando uma nova perícia será agendada pelo Instituto Nacional de Seguridade Social.