![]()
No
próximo dia 09 de agosto, a partir das 19h, o Sindicato dos
Bancários de Pernambuco realizará uma reunião com os empregados da
Caixa para tratar a respeito do processo de desmonte do único banco
100% público do Brasil. A agenda foi anunciada hoje(2), em visita à
Gerência de Gestão de Fundos de Governo (Gifug), na Avenida Cais do
Apolo, no Recife(PE). Na oportunidade, dirigentes sindicais debateram
com dezenas de funcionários as táticas de desestruturação
implementadas pela governo Michel Temer, os impactos nefastos dessas
reformas e as possibilidades de reação da categoria.
De
imediato, a equipe da Gifug se comprometeu a participar das agendas
em defesa da empresa pública e de seus empregos e apresentou
sugestão para fortalecer a atuação sindical.
O
calendário de
visitas prossegue durante toda a semana nos setores fundamentais da
empresa, como Gerências de Gestão de Pessoas (Gipes), Gerência do
Programa Bolsa Família e Benefícios Sociais (Gifab), Gerência de
Gestão de Fundos de Governo (Gifug), e Gerência de Governo (Gigov),
entre outros. A ação também se amplia para o Banco do Brasil(BB) e
o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) ainda
neste mês de agosto.
“Estamos
todos cientes, sindicato e empregados da Caixa, sobre a gravidade do
processo da dita reestruturação concebido pelo capital especulativo
e executado pelo office-boy
de
banqueiro e
ora presidente
do Brasil, Michel Temer.“Mas
não vamos entrar em pânico como alardeiam os pessimistas de
plantão, incitados
por motivações duvidosas.
Somos uma das categorias mais organizadas do país, com experiência
e coragem para lutar, resistir e vencer. Isso vai depender de nossa
capacidade de reunir as forças e ir às ruas, como já fizemos na
década de 1990 e saímos da batalha vitoriosos”, alertou
a
presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.
![]()
Um
boletim entregue na ocasião pelos dirigentes, segue na mesma linha.
“Nestes tempos tão sombrios, a participação dos empregados da
Caixa é indispensável para enfrentar os golpes em curso. São mais
de 95 mil bancários que se posicionam firmemente contra o projeto
ultraliberal engendrado pelos banqueiros e pelo capital
internacional, e executado pelo ventríloquo Michel Temer e seu
bando. São milhares de trabalhadoras e trabalhadores com capacidade
para conscientizar centenas de milhares de brasileiras e brasileiros,
com os quais interagem diariamente, olho no olho, sobre a importância
do banco público para o desenvolvimento do Brasil e, por
consequência, paras suas próprias vidas. São 95% de brasileiras e
brasileiros indignados com o desmonte das políticas sociais e os
retrocessos de direitos, que precisam ser conscientizados e
mobilizados para a luta contra o desmonte do Estado de bem-estar
social do qual a Caixa é parte inalienável”, destaca o documento,
disponível na íntegra através do endereço:https://issuu.com/bancariospe/docs/expresso_color_reestruturacao_caixa
A
secretária-Geral do Sindicato, Sandra Trajano, lembra aos empregados
da Caixa que desde 2016, a entidade vem atuando incessantemente
contra o golpe e que continua firme na luta. “Foram dezenas de
ações com entidades representativas dos empregados, reuniões com a
direção do banco, além de articulação com diversos segmentos de
trabalhadoras e trabalhadores, e centrais sindicais, com movimentos
sociais e políticos do campo progressista para tirar as pessoas da
inércia e reorganizar o contra-ataque. Sobre os PDVs da Caixa deste
ano, colocamos à disposição o nosso setor jurídico para
aconselhar, orientar e defender o empregado em quaisquer opções
pela adesão ou não ao plano, bem como promovemos diversos debates
com especialistas no assunto para tratar a respeito da
desestruturação dos bancos públicos, seus impactos nefastos e as
estratégias de resistência”, relembrou.
Já
diretora do Sindicato, Eleonora Costa,
ressalta que as demandas dos empregados da Caixa foram levadas pela
delegação pernambucana à
19.ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada
no fim do mês de julho. “Construímos
um Plano de Luta com propostas concretas e específicas para a defesa
dos bancos públicos e de seus empregados, entre
elas, a
realização Campanha Nacional em Defesa dos Bancos Públicos,o
fortalecimento da Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos e
a manutenção
de todos
os setores
e de
seus empregados”,
relatou.
Também
marcaram presença no ato os diretores do Sindicato, Ronaldo
Cordeiro, Expedito Solaney, Maria José, Pedro Villa Chan, Suzana
Andrade, Josenildo dos Santos (Fio), além das Marli Marinho e
Roselene Batista e da representante da Federação dos Trabalhadores
do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE), Tereza Souza.
![]()
Após
cerca
de uma
hora de diálogo na Gifug, Suzineide encerra a reunião citando o
trecho final do boletim: a saída
passa, necessariamente pela mudança de governo, pela invalidação
das reformas e pela afirmação de uma Caixa 100% Pública.
Precisamos, afinal, nos convencer de que 5% e os derrotistas não
podem abater uma grande massa de trabalhadoras e trabalhadores
rebelada pelo sonho de uma nação justa e solidária. Mais do que
nunca, vamos à luta!”, ratificou.
Confira aqui outros detalhes da agenda desta quarta-feira: