A
Assembleia Legislativa de Pernambuco instalou, hoje (12), a Frente
Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos, cuja coordenação ficará
a cargo da deputada Teresa Leitão (PT), com os deputados Odacy
Amorim (PT), Lucas Ramos (PSB), Augusto César (PTB) e Rodrigo Novaes
(PSD) como membros. O grupo fará um diagnóstico da situação dos
bancos públicos no Estado, levando em conta os planos de
privatização do Governo de Michel Temer, as dificuldades provocadas
pelo encerramento do atendimento em pequenas cidades e os recorrentes
assaltos a agências e a violência contra os trabalhadores
bancários.
“No
primeiro momento nós vamos discutir a questão da privatização,
embora tenhamos conquistado uma grande vitória com a Caixa, diante
da grande mobilização realizada pelo Sindicato dos Bancários de
Pernambuco. Mas a ameaça do Governo Temer é permanente”, disse
a deputada Teresa Leitão.
Presentes
no ato, diretores do Sindicato dos Bancários ressaltaram a
importância de enfrentar os banqueiros e as investidas do Governo
Temer para iniciar um processo de privatização da Caixa Econômica
federal. Andreza Camila, Secretária de Ramo Financeiro do Sindicato,
comentou a atual conjuntura de sucateamento e fechamento de agências
de bancos públicos e como isso acarreta em prejuízos para
população.
“A
gente percebe que a mobilização popular surte efeito na defesa dos
bancos públicos. Percebe que abaixo assinado é um instrumento de
suma importância, que faz com que os bancos voltem atrás quando o
assunto é fechar uma determinada agência. Temos o caso da agência
do município de Frei Miguelinho, que contou com a mobilização da
população e houve o recuo do banco”, comentou a dirigente.
Fabiano
Moura, diretor dos Bancários e da CUT-PE (Central Única dos
Trabalhadores), destacou que durante esta campanha dos Bancos
Públicos já foram realizadas aproximadamente 12 audiências
públicas em câmaras de vereadores em cidades do interior. “Contamos
também com o apoio da população em todos os locais. Falamos dos
perigos e percas que acabam vindo junto com a privatização, porque
eles sabem o que é perder um banco público que fomenta a economia
daquele lugar”, relatou.
A
CUT Nacional foi representada por Expedito Solaney, que pontuou o
interesse do Governo do Estado em Privatizar a Copergás e o perigo
que Pernambuco passa com a ameaça de perder a Chesf. “Agora, a
tentativa de acabar com os programas sociais e tantos benefícios
duramente conquistados, também querem acabar com os Bancos
Públicos”, disse.
A
Frente Parlamentar vai integrar-se à agenda de audiências
promovidas pelo Sindicato com câmaras municipais, assim como buscar
outras formas de combater a intenção do Governo Temer de vender o
patrimônio do povo brasileiro. “O país precisa de uma Frente
forte para combater questões como esta. Vamos tratar o assunto com a
devida importância, trazendo todas as questões para discussão e
para que tudo seja tratado com coerência”, disse o deputado Odacy
Amorim.