CCV é aprovada por funcionários do Itaú que aderiram ao PDV em Pernambuco

Os funcionários do banco Itaú que aderiram ao Plano de Demissão Voluntária (PDV) em 2019, aprovaram em assembleia realizada nesta quinta-feira (9), por unanimidade, a implantação da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) em Pernambuco. Esta é a primeira etapa para a realização de acordos extrajudiciais, de caráter individual e voluntário, que serão celebrados no Sindicato dos Bancários de Pernambuco.
Formada por representantes do banco e do Sindicato, a CCV possibilita ao trabalhador do Itaú buscar soluções para qualquer pendência, como horas extras, férias, equiparação salarial, indenização por assédio moral, desvio de função, entre outras, sem a necessidade de recorrer à Justiça. Após assinatura de concordância entre as partes, o banco deverá sanar as pendências em até 10 dias úteis. 
“Este novo modelo de CCV é mais abrangente, possibilitando inclusão de casos mais complexos, como assédio moral e desvio de função. Em tempos de fragilização da Justiça do Trabalho, esta é uma alternativa que deve ser valorizada”, ressalta a presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues.
A aprovação em assembleia é o indicativo inicial do processo. A próxima etapa será a realização de encontro presencial entre representantes do banco, funcionários e representantes do Sindicato, para detalhamento do termo a ser preenchido pelos bancários e remetido ao banco, que posteriormente apresentará uma proposta.
“Os bancários receberão o suporte necessário do nosso corpo jurídico para avaliação das propostas apresentadas pelo banco. Lembramos que aqueles que têm ações tramitando na Justiça, ou pretendem ingressar, deverão fazer uma escolha entre o célere acordo extrajudicial ou a morosa judicialização do caso”, conclui o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, João Rufino.
Para a CCV, a concordância com a proposta apresentada pelo banco representa a quitação total do contrato de trabalho.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi