![]()
Na manhã da última sexta-feira (7), a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzi Rodrigues, junto com representantes de outros sindicatos, participou de uma atividade dos petroleiros na entrada da Refinaria Abreu e Lima, que estão em greve deste o dia 1º de fevereiro. Em pauta, a defesa do emprego, das empresas públicas e as demissões executadas pela empresa.
“Somos solidários aos petroleiros nesta causa tão importante contras as privatizações. Não podemos admitir que o governo Bolsonaro venda o patrimônio dos brasileiros. Estivemos aqui nesta manhã para dialogar com os companheiros de luta e falar do nosso compromisso de defender, além dos bancos públicos, todas as estatais”, reforça Suzi Rodrigues.
Antes de decretarem greve, os trabalhadores já estavam realizando atos na Refinaria Abreu e Lima e na Transpetro, localizados no Porto de Suape, para alertar sobre tudo que estava acontecendo. Na agenda dos petroleiros, a instalação de uma comissão permanente de negociação, dando mais força ao movimento.
Na quinta-feira (5), a comissão de dirigentes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) que ocupa uma sala no prédio da estatal, no Rio de Janeiro (RJ), teve uma nova vitória. A desembargadora Maria Helena Motta, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região, negou mandado de segurança interposto pela empresa à 66ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro pedindo a desocupação do local.
“Cada dia é uma vitória contra este governo de ataques. Vamos reagir e mostrar que somos fortes o suficiente para enfrentar os desmontes contra as empresas públicas. Lutaremos nas ruas, na justiça, e em qualquer lugar que nos dê força para enfrentar esses desafios e as retiradas de direitos. Vamos defender tudo que já conquistamos”, afirma Suzi.