Representantes dos funcionários do Banco do Nordeste cobram segurança para retorno das atividades nas agências

Diante da tentativa de fim do home office e retomada das atividades nas agências pelo Banco do Nordeste, a Comissão Nacional dos Funcionários (CNFBNB) esteve reunida com a direção do banco, por videoconferência, no último dia 8 de julho, para cobrar medidas efetivas de prevenção e um calendário de retorno.
Para o secretário Intersindical do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e funcionário do Banco do Nordeste, Fernando (Batata), ainda não é o momento para finalizar o home office, pois a exposição nas unidades é um risco de contaminação.
“Nós do Sindicato, diante dos relatos dos funcionários, acreditamos que o home office está dando resultado, sem haver necessidade do banco convocar estes bancários para o retorno das atividades dentro das agências. O risco de contaminação é grande, deixando vulneráveis, também, familiares e clientes”, enfatiza Batata.
O calendário previsto para retorno das atividades inicia no dia 3 de agosto e deverá ocorrer em quatro etapas, de forma gradual. A segunda etapa está prevista para o dia 17 de agosto, seguida pelos dias 8 e 21 de setembro. 
 
“Convidamos os representantes do banco para participarem do nosso congresso, que acontece nesta sexta-feira e sábado, para ouvirem nossas reivindicações e o sentimento da categoria neste período de pandemia. Precisamos que os funcionários do Banco do Nordeste estejam unidos e fortes para conseguirmos manter nossos direitos durante Campanha Nacional 2020”, comenta o dirigente do Sindicato e membro do CNFBNB, Rubens Nadiel.
Para o retorno das atividades, após cobrança dos sindicatos e demais representantes dos funcionários dos bancários, o Banco do Nordeste informou que as agências foram orientadas a fornecerem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre eles máscaras, separadores de acrílico, medidores de temperatura e álcool em gel 70%.
“O Sindicato está atento ao movimento dos bancos para retomada do trabalho nas unidades, cobrando segurança e vigilância em saúde, para defender direitos e a integridade dos bancários”, destaca a presidenta interina do Sindicato, Sandra Trajano. 
A criação de um comitê de crise da Covid 19 foi proposta, com representantes do Banco do Nordeste e dos movimentos sindicais, buscando a melhora na comunicação para enfrentarmos com mais foco a pandemia.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi