A representante do Nordeste na
Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Tereza Souza,
destaca que mesmo com a minuta fechada, outros pontos importantes precisam ser
defendidos durante o Encontro.
“Mesmo diante da pandemia do novo
coronavírus, reforçada pela agressividade por parte do Santander em retomar as
atividades dentro das agências, a expectativa é que tenhamos bons resultados
durante o Encontro, traçando estratégias de combate contra prática anti-sindical
e desumana por parte do Santander. Vamos construir o nosso plano de luta, já
que a minuta específica já foi fechada com o banco para 2021 e 2022, e
continuar denunciando as demissões ilegais”, ressalta Tereza.
“É um mais um importante momento da Campanha Nacional, no qual definiremos questões sobre nossas lutas específicas. Mas, também vamos buscar capacitar os participantes para atuarem, transmitirem informações e mobilizarem as bases de uma maneira mais eficiente e eficaz”, disse o secretário de Assuntos Socioeconômicos e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) nas negociações com o banco, Mario Raia.
Mario ressaltou a importância do momento de formação dos participantes sobre comunicação em rede. “Todos sabemos que, para uma campanha ter êxito, a categoria precisa estar mobilizada e disposta a participar das atividades propostas pelo sindicato. Para isso, neste momento de isolamento social, com grande parte dos funcionários trabalhando em home office, precisamos utilizar novas formas de comunicação”, explicou. “Por isso, além de oficinas práticas, queremos mostrar a importância da comunicação em rede e mostrar que ele pode e deve acontecer para além das redes sociais e, além da categoria, precisa informar e mobilizar a sociedade”, concluiu o dirigente da Contraf-CUT (veja abaixo a programação do encontro).
Além dos bancários do Santander, os empregados da Caixa, os funcionários do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste do Brasil e do Banco da Amazônia já realizaram seus encontros nacionais no último final de semana (10 a 12/7) e os bancários do Itaú e do Bradesco realizarão seus encontros também nesta terça-feira (14). E, na sexta-feira e sábado (17 e 18), será realizada a 22ª Conferência Nacional dos Bancários. Todos os encontros foram ou serão realizados por videoconferência, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus.
14 DE JULHO DE 2020 – Das 9h às 12h horas
*Programação:*
9h – Abertura
9h11 – Comunicação em Rede
9h51 – Perguntas sobre Comunicação em Rede
10h11 – Pausa
10h21 – Plano de Lutas
11h21 – Informe Banesprev – Cabesp – SantanderPrevi
11h51 – Aprovação de moções e/ou resoluções