Bancários definem minuta de reivindições na 22ª Conferência Nacional nesta sexta (17) e sábado (18)

Os Bancários e bancárias de Pernambuco se somam à categoria em todo o País, por videoconferência, nesta sexta-feira (17), para abertura da 22ª Conferência Nacional d@s Bancári@s. Com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a partir das 18h20, o evento contará com as presenças do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Maranhão, Flavio Dino, do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos. As atividades continuam no sábado, a partir das 9h.
“Vamos contribuir com a elaboração da minuta de reivindicações da Campanha Nacional, a partir das propostas apresentadas pela nossa base sindical, apuradas pela Consulta Nacional à categoria e debatidas pelas conferências estaduais e regionais, pelos congressos e encontros de bancários de bancos públicos e privados. É um fórum de debate imprescindível para construção da nossa negociação”, destaca a presidenta interina do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Sandra Trajano.
Após aprovada na conferência, a minuta de reivindicações é apresentada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e, em seguida, começam as negociações da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. A CCT atual tem vigência somente até o 31 de agosto.
“A reforma trabalhista revogou a ultratividade dos acordos e convenções coletivas. E, recentemente, o presidente Bolsonaro vetou o artigo da MP 936 que a garantia a vigência dos Acordos por todo o período em que perdurar a pandemia causada pelo novo coronavírus. Assim, se não concluirmos as negociações até o final de agosto, todos os direitos previstos em nossa CCT perdem a validade e a categoria poderá ficar sem os vales refeição e alimentação, auxílios educação, creche, babá e até as regras da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) podem sofrer alterações”, destacou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.
A Conferência reunirá bancários dos bancos públicos e privados, sendo uma etapa primordial para definição das prioridades e mobilização em defesa dos direitos. “Além de defendermos os direitos previstos em nossa CCT e lutarmos por aumento real de salários e a manutenção de todas as demais cláusulas econômicas e sociais, a conjuntura exige que a defesa dos bancos públicos seja uma das nossas prioridades nesta campanha”, ressalta a secretária de Bancos Públicos do Sindicato, Cândida Fernandes.
ASSEMBLEIA
Na segunda-feira (20), após revisão da minuta pelo Comando Nacional dos Bancários, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco abre uma assembleia geral, em plataforma eletrônica, às 18h, com votação até terça-feira (21), às 22h, para que a categoria delibere para autorizar a diretoria do Sindicato a negociar e celebrar Convenção Coletiva de Trabalho, Convenção Coletiva sobre Participação dos empregados nos Lucros e/ou Resultados dos Bancos, Convenção Coletiva de Trabalho sobre Relações Sindicais e Acordo Coletivo de Trabalho Aditivos à CCT e, frustradas as negociações, defender-se e/ou instaurar dissídio coletivo de trabalho, bem como delegar poderes para tanto; deliberar sobre aprovação da minuta de pré-acordo de negociação e minuta da Pauta de Reivindicações da categoria bancaria, data base 1º de setembro, definidas na 22º Conferencia Nacional dos Bancários que inclui desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada (contribuição negocial). A minuta completa estará disponível para consulta na área de votação, cujo link será disponibilizado no site do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi