Bancários de Pernambuco aprovam minuta de reivindicações

Os bancários de Pernambuco aprovaram, com 95,65% dos votos, a minuta de reivindicações da categoria para a Campanha Nacional 2020. A assembleia ocorreu na segunda-feira (20) e terça-feira (21), por meio eletrônico em razão da pandemia do novo coronavírus. O documento será apresentada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) nesta quinta-feira (23), às 14h30. 
A minuta prevê aumento real (inflação mais 5% de reajuste) para salários e demais cláusulas econômicas, além de regulamentação do teletrabalho e manutenção de todos os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).  
“Nossa reivindicação será para inclusão na minuta de uma cláusula que regule o trabalho home office, que não pode ser imposto pelo banco, para estabelecer, entre outras coisas, que os custos do teletrabalho sejam arcados pelos empregadores, assim como o fornecimento dos equipamentos de trabalho e ergonômicos. A cláusula também proíbe que sejam retirados direitos dos trabalhadores que cumprirem suas funções em suas casas”, destaca a presidenta interina do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Sandra Trajano.
A única exceção refere-se ao vale-transporte/combustível, que deve ser fornecido com valor proporcional aos dias de comparecimento do trabalhador no banco, definindo que estes tenham de realizar suas atividades no próprio local de trabalho, pelo menos, uma vez por semana.
A minuta também traz uma atualização da cláusula que trata sobre a estabelecimento e a cobrança as metas pelos bancos. Uma vez que um dos eixos da campanha será a luta pela saúde e melhores condições de trabalho para a categoria.
 “A campanha terá como prioridade a manutenção dos empregos e dos direitos, a defesa dos bancos públicos e o reajuste do valor da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) pelo mesmo índice da campanha”, conclui Sandra Trajano.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi