Entre as garantias que amparam os (as) delegados (as) sindicais, constam a estabilidade no emprego durante o exercício do mandato; permanência na unidade de trabalho durante o mandato, a menos que haja acordo; abono de falta quando da participação em atividades de natureza sindical, com autorização do gestor(a); e possibilidade de promover reuniões, segundo acordo prévio com o gestor(a).
A presidenta interina do Sindicato, Sandra Trajano, reforça o papel dos (as) delegados (as) sindicais. “Aqueles (as) que forem eleitos (as) serão o elo entre Sindicato e categoria, devendo agir respeitando as diretrizes do Sindicato. Neste momento, vamos precisar realizar a eleição virtualmente, mas o direito da base eleger seus representantes será assegurado. A Campanha Nacional começou e terá novo formato, numa conjuntura difícil para a classe trabalhadora, com forte debate sobre regulamentação do teletrabalho e saúde dos trabalhadores. As delegadas e delegados sindicais serão responsáveis por contribuir com a organização da base e mobilização para fortalecermos o Comando Nacional”, afirma.
Funcionários de todos os bancos públicos que atuam em Pernambuco poderão participar do pleito. “As candidaturas devem ser submetidas oficialmente no site do Sindicato, em versão virtual. Esse é mais um espaço garantido pelo Sindicato para participação efetiva da categoria”, conclui a secretária de Bancos Públicos do Sindicato, Cândida Fernandes.
Os (As) candidatos (as) devem, necessariamente, ser sindicalizados (as), sem exigência de tempo mínimo de sindicalização. Inscreva-se: https://www.bancariospe.org.br/eleicaodelegado/