Dia dos Bancários é marcado por luta da categoria

Não é por acaso que o Dia dos(as) Bancários(as) é comemorado próximo da data-base da categoria. Em 28 de agosto de 1951, uma forte paralisação por reajuste salarial marcou a história dos(as) trabalhadores(as). Foram 69 dias de braços cruzados, sendo até hoje considerada a maior greve da categoria. Mais uma vez, a categoria está mobilizada para assegurar o reajuste e garantir os direitos.
Neste ano de 2020, os bancários mereciam ainda mais reconhecimento pelo trabalho imprescindível que estão realizando durante a pandemia, garantindo o pagamento do auxílio emergencial e outros benefícios, contribuindo para o desenvolvimento social e retomada econômica do País. Entretanto, o que a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) trouxe como “presente” foi a proposta de reajuste zero neste ano, e o INPC parcelado (70%/30%) em 2021.
“Nossa categoria, unida e mobilizada, é considerada uma referência nacional na luta da classe trabalhadora. Hoje é dia de celebrar, de ter orgulho de ser bancária, e de nos fortalecermos para a luta contra os ataques que estão sendo desferidos não apenas pelos banqueiros, mas também pelo governo Bolsonaro”, destacou a presidenta interina do Sindicato, Sandra Trajano. “Queremos comemorar o nosso dia com uma boa proposta para categoria”, completou.
Entre as principais conquistas da categoria, destacam-se a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional e a mesa única de negociações, com bancos públicos e privados. A negociação está em andamento e, em Pernambuco, a categoria aprovou Estado de Greve.
Mas, como nem só de luta vivem as pessoas, o Sindicato está preparando mais uma edição da Festa d@s Bancári@s. Será uma live no sábado (5/9), a partir das 17h, com sorteio ao vivo de dez barris de chopp (heineken 5l) e show de Henrique Brandão, artista bancário que toca forró. A transmissão será realizada pelo youtube/tvbancariospe.
“Não vamos brindar juntos neste momento, porque a nossa prioridade é a saúde dos bancários. Mas, estaremos juntos nesta live para celebrar o nosso dia, com muita animação. Isso tudo vai passar e, quando houver segurança, voltaremos a nos reencontrar no clube de campo dos bancários , com a presença dos amigos e da família”, conclui o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Adeilton Filho.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi