A votação eletrônica, que vai eleger os(as) delegados(as) sindicais 2020/2021, acontecerá em novas datas: nos dias 17 e 18 de setembro. O adiamento objetiva garantir a participação de todos os funcionários(as) da Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio eletrônico. O link será disponibilizado no site do Sindicato.
A presidenta interina do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Sandra Trajano, destaca a importância de assegurar o voto dos funcionários que estão nas agências e no teletrabalho. “Mesmo diante das dificuldades, estamos tendo todos os cuidados necessários para realizar um processo eleitoral participativo. O adiamento foi necessário para garantirmos um sistema eletrônico transparente e seguro, que esteja funcionando perfeitamente”, ressalta Sandra.
Os(As) delegados(as) eleitos(as) virtualmente pela base vão exercer papel fundamental neste momento de crise que passa o País e de ataques constantes do governo Bolsonaro aos bancos públicos.
“A base precisa ser bem representada. Nós temos um Sindicato forte, que está sempre atento às tentativas de retirada de direitos da categoria. Mas, com o apoio dos(as) delegados(as) sindicais conseguimos fortalecer, ainda mais, nossa resistência contra o retrocesso”, comenta a secretária de Bancos Públicos do Sindicato, Cândida Fernandes.
Algumas garantias são fundamentais para o bom cumprimento das atividades exercidas pelos(as) delegados(as) eleitos(as), que vão atuar nas áreas próximas às agências que trabalham. Entre as garantias está a estabilidade no emprego durante o exercício do mandato; permanência na unidade de trabalho durante o mandato, a menos que haja acordo; abono de falta quando da participação em atividades de natureza sindical, com autorização do gestor(a); e possibilidade de promover reuniões, segundo acordo prévio com o gestor(a).