Bancários de Pernambuco mobilizados na busca por vacina

Sem liberação do Governo de Pernambuco para vacinação da categoria bancária em todo território estadual, os bancários de Pernambuco mobilizaram-se e articularam apoio nos municípios onde atuam, assessorados pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, para inclusão da categoria no plano de imunização contra a covid-19. Apesar da pressão política para que sigam o Plano Nacional de Imunização, que não prevê os bancários no grupo prioritário dos trabalhadores essenciais, seis prefeituras do Interior anunciaram o início da vacinação até esta quarta-feira (9/6): Itapetim, Bonito, Surubim, Ouricuri, Salgadinho e Bom Conselho.
O Sindicato enviou institucionalmente ofícios aos municípios, à Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), ao Governo do Estado e parlamentares, tendo realizado uma dezena de reuniões para debater como a Covid-19 atinge os bancários e a urgência para vacinação. Entre os compromissos assumidos nos encontros, destacam-se o da vice-governadora do Estado, Luciana Santos (PCdoB), de enviar requerimento oficial ao Ministério da Saúde para solicitar inclusão dos bancários no PNI, o que não ocorreu até o momento, e o do Secretário Executivo da Casa Civil, Eduardo Figueiredo, de empenhar-se para ampliar a vacinação para os bancários ao reconhecer a essencialidade desses trabalhadores. 
Em paralelo, bancários sindicalizados procuraram suporte do Sindicato e apresentaram requerimentos a vereadores e prefeitos, participando de reuniões nos municípios. Nesta quinta-feira, 10 de junho, por exemplo, haverá reunião entre bancários e representantes da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe/PE, para debater a pauta. “A iniciativa dos bancários, envolvendo-se de forma direta nas negociações, é muito positiva. Como sempre reforçamos, o Sindicato não é feito apenas pela sua diretoria, mas por todos os associados. O início da vacinação em municípios do Interior é prova de como a ação conjunta da diretoria com os bancários que estão na base é capaz de trazer conquistas importantes”, comemora a presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues.
Com aumento de 440% no número de bancários infectados pela Covid-19 nos últimos 12 meses em  Pernambuco, passando de 156 em junho de 2020 para 842 em junho de 2021, e registros de mortes na categoria, o Sindicato reforça a campanha em defesa da vida com apoio dos bancários. No Estado, a categoria decidiu pelo Estado de Greve na última segunda-feira (7/6). “Já conquistamos recomendação para inclusão dos bancários por parte do Conselho Estadual de Saúde (NOTA TÉCNICA 2/2021), indicação ao governo pela Alepe (INDICAÇÃO 5575/2021), requerimentos pelas câmaras municipais e o Governo do Estado não incluiu os bancários na vacinação. Quantos bancários terão que morrer para que reconheçam a urgência da vacinação da categoria?”, indaga Suzi Rodrigues.
Considerados essenciais pelo Decreto 10.282, de 20 de março de 2020, os bancários não interromperam suas atividades durante toda a pandemia, garantindo o pagamento do auxílio emergencial, seguro-desemprego, aposentadorias, liberação de crédito e demais serviços bancários. Apesar de toda dedicação e da alta exposição dos trabalhadores nas agências, a categoria não foi lembrada no Plano de Imunização. “Os bancos foram considerados o terceiro local com maior risco de contaminação pela Covid-19, segundo estudo da UFMG, pela própria natureza do ambiente, que é hermeticamente fechado, com uso de ar reciclado e grande volume de pessoas. Por isso, imunizar a categoria é proteger a vida dos bancários e também de toda população que recebe atendimento nas agências bancárias”, conclui a secretária de Saúde do Sindicato, Andreza Camila.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi