A Câmara dos Deputados aprovou agora há pouco a votação do Projeto de Lei 1011/20, que estabelece prioridade para os bancários entre outros novos grupos dentro do plano de vacinação contra a Covid-19. A proposta vai ao Senado. Esta é uma importante conquista para a categoria bancária, fruto da forte mobilização realizada pela Contraf-CUT, Sindicato dos Bancários de Pernambuco e demais sindicatos representantes da categoria no País. Com paralisação de 24h decretada para esta sexta-feira (18/6), o Sindicato dos Bancários de Pernambuco buscará dialogar com o Governo do Estado ainda na tarde de hoje, a partir da decisão nacional.
O Sindicato dos Bancários de Pernambuco estará representando a categoria em reunião hoje (18/6), às 16h30, com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Saúde e da Casa Civil, e o deputado Federal Carlos Veras. O encontro virtual visa avaliar como o governo do Estado irá incluir no calendário a vacinação dos bancários, uma vez que já foi aprovado o Projeto de Lei na Câmara dos Deputados.
“O número de bancários com casos confirmados e que foram vítimas fatais da Covid-19 cresceu de forma exponencial no último ano. Com agências superlotadas e sem parar de trabalhar em nenhum momento durante a pandemia, pagando auxílio emergencial, seguro-desemprego, aposentadorias, entre outros serviços, a categoria bancária corre alto risco de contaminação no ambiente de trabalho. Então, a inclusão dos bancários no plano de imunização enquanto prioritários é um reconhecimento a esse trabalho essencial e uma decisão que, sem dúvidas, contribuirá para salvar muitas vidas, de bancários, seus familiares e clientes. Agora, esperamos uma aprovação urgente na tramitação do Senado e que o Estado de Pernambuco inicie o mais breve possível a vacinação dos bancários”, afirma a presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues.
Em Pernambuco, a categoria é composta por cerca de 11 mil bancários, com concentração de mais de 6 mil bancários no Recife. Cerca de 60% dos bancários do Estado ainda não foram contemplados pela vacinação por faixa etária, pois têm menos de 40 anos. O Sindicato registrou um crescimento de 500% no número de casos de Covid-19 entre bancários nos últimos 12 meses, com doze mortes.
Na sessão, a deputada Erika Kokay (PT-DF) fez uso da fala para destacar a importância da inclusão dos bancários na vacinação. “Os bancários são o segmento que mais dá lucro neste País e que teve um aumento de mortes neste último período que é bastante superior a média nacional. Nós temos, por tanto, os bancários, que estão exercendo uma função essencial, assegurando direitos nas agências bancárias e que não estavam no plano de imunização. Nós fizemos justiça hoje à categoria bancária, a todos os bancários e bacárias deste País, para que continuem exercendo as atividades que fazem todos os dias”, afirmou, concluindo com uma parabenização à presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.
A diretoria do Sindicato está reunida, neste momento, para debater a aprovação do PL 1011/20, que inclui a categoria na prioridade da vacinação.
Outros grupos prioritários
Na votação de hoje, foram incluídos entre os grupos prioritários os bancários, as empregadas domésticas e os motoristas de aplicativos. O projeto é do deputado Vicentinho Júnior (PL-TO) e outros, e recebeu parecer favorável da deputada Celina Leão (PP-DF).
O texto original do projeto inclui nos grupos prioritários os caminhoneiros autônomos e profissionais do transporte de cargas e mercadorias. A relatora incluiu outras categorias, como as pessoas com doenças crônicas e que tiveram embolia pulmonar, os agentes de segurança pública e privada, os trabalhadores da educação do ensino básico, os coveiros e os oficiais de Justiça.