Superintendência da Caixa diz que não orienta uso de ranking

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco reuniu-se com a Superintendência da Caixa Econômica Federal e a Gerência de Rede da SR-Recife para tratar sobre a exposição de empregados do banco em ranking de metas. A prática é vedada pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos Bancários, pois configura a prática do assédio moral e causa adoecimento da categoria.
De acordo com os relatos recebidos pelo Sindicato, o ranking interno foi usado como ferramenta para cobrança de metas para venda de previdência. Após ser questionada, a Superintendência assegurou que assim que tomou conhecimento sobre o desconforto causado pela planilha de acompanhamento de metas, orientou que fosse suspenso o ranking negativo e divulgado apenas uma lista dos dez melhores resultados. 
“Tivemos uma reunião positiva com o Superintendente, José Antônio, e com Ilza Carla Lopes, gerente de rede da Superintendência Recife, que reconheceram o erro no uso de ranking e reafirmaram o respeito à Cláusula 39 da CCT, sobre o monitoramento de resultados. Não admitimos a exposição de ranking, pois essa é uma prática que provoca o adoecimento psicológico da categoria. O Sindicato segue com um canal para realização de denúncias, com a garantia do anonimato”, afirma a presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues.
Os bancários podem usar o canal oficial de denúncia sobre o assédio moral, que está disponível no site do Sindicato, ou comunicar a ocorrência através do Whats App do Sindicato ou dos dirigentes da Caixa. 
Na reunião, também foi solicitado à Superintendência o reforço dos protocolos de prevenção à Covid-19. “Entendemos que a transparência na comunicação dos casos suspeitos e confirmados é um direito dos empregados. Por isso, sugerimos que os gerentes sejam orientados a realizarem reunião com todos sempre que algum caso for identificado no local de trabalho, repassando as informações aos bancários e encaminhando para o teleatendimento todos os que tiveram contato com o caso suspeito. Esta é uma das formas de zelar pela vida dos bancários, que ainda não receberam a vacinação como justo reconhecimento ao seu trabalho e exposição aos riscos. Mas, a vacina é nossa prioridade neste momento”, destaca o presidente eleito, Fabiano Moura.
Para verificar as dificuldades que os empregados estão enfrentando nesta fase da pandemia, o Sindicato visitará as agências da região metropolitana do Recife no começo de julho. “Essa será uma ação em parceria com a Apcef-PE. O nosso objetivo é escutar as dificuldades dos bancários para informar à Comissão Executiva dos Empregados (CEE), que levará para a negociação a insuficiência do atual protocolo adotado pela Caixa”, conclui a secretária de Bancos Públicos, Cândida Fernandes.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi