Por vacina, bancários de Pernambuco decretam greve de 24h para quinta-feira (8/7)

Os bancários de Pernambuco decidiram por 92% dos votos em assembleia geral paralisar as atividades por 24h, a partir das 00h da próxima quinta-feira (8/7), pela inclusão dos bancários no calendário de vacinação do Estado. A mobilização é uma resposta ao Governo de Pernambuco, que negou a imunização à categoria, interrompendo o processo de negociação. De acordo com o levantamento de dados realizado pelo Sindicato, cerca de 50% da categoria no Estado ainda não foi imunizada pelo critério da idade. 
 “A categoria bancária está trabalhando desde o início da pandemia, garantindo o pagamento do auxílio emergencial, aposentadoria, liberação de crédito, entre outros. Se a idade está reduzindo para imunização, é fruto da mobilização da sociedade que tem cobrado a vacina. Mas, os bancários de Pernambuco merecem o reconhecimento enquanto categoria de trabalhadores que deve ser priorizada pelo serviço essencial prestado à população, assim como pelos riscos que correm nas agências bancárias lotadas. O Governo do Estado mostrou desrespeitou a categoria ao comprometer-se com a negociação e negar a vacina em seguida, sem dialogar.Nossa luta é justa, nossa luta é pela vida”, afirma o novo presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.
A orientação do Sindicato é que todos os bancários vistam preto, paralisem suas atividades e cobrem a inclusão no calendário de vacinação também nas redes sociais. Durante a assembleia, os bancários destacaram que o reconhecimento do direito à prioridade em razão da essencialidade da categoria é fundamental neste momento, porque para além da vacinação em 2021, novos ciclos de vacinação deverão ocorrer até que a pandemia chegue ao fim.
“Esperar pela vacinação por idade numa categoria altamente exposta à contaminação é provocar a morte de jovens bancários, como Marianne, Filipe, e todas as vítimas da Covid-19. Já conquistamos a aprovação da inclusão no PNI pela Câmara Federal e a articulação no Senado indica aprovação. Faltou vontade política do governador Paulo Câmara (PSB) para contemplar os bancários em Pernambuco”, conclui a atual secretária de Finanças do Sindicato, Suzi Rodrigues, que participou das negociações junto ao governo do Estado e à Secretaria de Saúde.
Os dados enviados pelo Sindicato e Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) à secretaria de Saúde, o setor bancário em Pernambuco totaliza 8.921 trabalhadores, entre bancários e terceirizados, que ainda não foram vacinados. Mesmo com o anúncio da Capital Recife, município que concentra o maior contingente de bancários, sobre a redução para 37 anos para vacinação, o perfil dos bancários revela que metade da categoria permanecerá não imunizada.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi