Neste mês de setembro, dirigentes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco iniciam mais uma caravana, pelo Interior do estado, para mobilizar a categoria diante dos ataques aos bancos públicos, contra demissões e em defesa das conquistas e dos direitos. As visitas iniciam nesta terça-feira (14) e seguem até 1º de outubro.
Entre as primeiras cidades que vão ser visitadas nesta primeira semana, dos dias 14 a 17/9, está Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Toritama, Passira, Vertentes e o município de Frei Miguelinho. Os dirigentes do Sindicato visitam, entre os dias 19 e 24, cidades como Serra Talhada, Tabira, São José do Egito, Sertânia, Ouricuri, Araripina, Mirandiba e Ipubi.
“Vamos percorrer quase 80 municípios de Pernambuco, contemplando Agreste e Sertão. Queremos chegar aos bancários lotados nas agências mais afastadas da capital, reforçando nosso compromisso enquanto Sindicato. Vamos em cada agência dessas cidades, ouvir nossos colegas e mobilizá-los contra os ataques do governo Federal e dos banqueiros. Queremos contar com a participação de toda categoria no nosso Estado”, comenta o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.
De 20 a 24 de setembro, os dirigentes vão chegar em cidades como Afrânio, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Agrestina, Cupira, Lagoa dos Gatos, Jurema e Petrolândia. Do dia 28/9, finalizando em 1º/10, cidades como Arcoverde, Pesqueira, Pedra e Sanharó serão visitadas pela caravana.
De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato e coordenador das visitas, Flávio Coelho, a ação é um compromisso da diretoria com a interiorização da luta sindical. “Todos os dirigentes estão vacinados, assim como os bancários, e seguimos tomando os cuidados necessários e cumprindo os protocolos sanitários na pandemia. Continuamos com as ações de mobilização porque temos muitos desafios postos para enfrentar, como o teletrabalho e os ataques aos bancos públicos”, ressalta Flávio.
Para secretária Geral do Sindicato, Cândida Fernandes, o momento precisa de ampla intervenção dos movimentos sindical e social.
“A classe trabalhadora está se mobilizando cada vez mais. A força dos movimentos em defesa dos direitos da população brasileira só aumenta, contribuindo para o esclarecimento das questões que envolvem retirada de direitos e ataques ao nosso patrimônio público”, destaca Cândida.
Confira abaixo o roteiro completo das visitas:
14 a 17/9: Brejo da Madre de Deus, Cumaru, Frei Miguelinho, Jataúba, Passira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes.
19 a 24/9: Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Ipubi, Mirandiba, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Salgueiro, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova, Trindade, Verdejante, Afogados da Ingazeira, Betânia, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Itapetim, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama.
20 a 24/9: Afrânio, Belém de São Francisco, Cabrobó, Dormentes, Floresta, Ibimirim, Inajá, Itacuruba, Jatobá, Lagoa Grande, Orocó, Petrolândia, Santa maria da Boa Vista e Tacaratu.
23 e 24/9: Riacho das Almas, Agrestina, Altinho, Gameleira, Palmares, Água Preta, Catende, Belém de maria Maraial, Lagoa dos Gatos, Cupira, Panelas e Jurema.
28 a 1º/10: Alagoinha, Arcoverde, Belo Jardim, Buíque, Cachoeirinha, Custódia, Pedra, Pesqueira, Poção, Sanharó, Tupanatinga e Venturosa.