Sindicato reafirma luta pela visibilidade bissexual

Na luta pelo fim dos preconceitos de uma sociedade lgbtfóbica, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, neste dia 23 de setembro, reforça o compromisso da entidade com a visibilidade bissexual. O apagamento identitário e o não acolhimento social são formas de agressão que geram adoecimento e contribuem para a permanência de um ciclo de violências, seja ela psicológica ou física.
O Dia da Visibilidade Bissexual celebrado hoje, surgiu a partir de Wendy Curry, Michael Page e Gigi Raven Wilbur, ativistas norte-americanos, que perceberam a necessidade de existir uma data para celebrar a comunidade bi em resposta à invisibilidade que sofriam — e sofrem até hoje. Na 22ª Conferência da ILGA (International Lesbian and Gay Association), em 1999, a data foi oficializada.
“Como mulher negra bissexual venho dizer que é preciso levar esse debate para todos os espaços para vencer esse preconceito, esse tabu. Bissexualidade não tem nada haver com promiscuidade ou indecisão, não é uma fase, as pessoas bissexuais têm o direito de ser feliz e ter os seus relacionamentos como qualquer outra pessoa”, defende a secretária Geral do Sindicato, Cândida Fernandes.
Dentre as reivindicações da comunidade bissexual, se destaca principalmente a luta contra os estereótipos e pelo direito de amar. “Estamos vivendo com esse desgoverno uma atmosfera sombria, preconceituosa e homofóbica. Então, o Sindicato reafirma o seu compromisso com o combate à discriminação, pela valorização da identidade plena da pessoa. Fora Bolsonaro e viva o amor”, ressaldo o dirigente do Sindicato e secretário de Juventude da Fetrafi-NE, Geraldo Times.
As pessoas bissexuais enfrentam barreiras sociais diante de uma sociedade que tenta impor a heteronormatividade, e também lutam por visibilidade e espaço dentro da comunidade LGBTQIA+. Neste contexto, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco se coloca como espaço de acolhimento e de luta, como explica a secretária da Mulher, Alzira Cavalcanti: “Vivemos tempos difíceis de muitos preconceitos, precisamos defender o respeito, o amor e a vida. Por isso, neste dia da visibilidade bissexual, nos somamos à resistência das pessoas bissexuais no combate à bifobia. Repudiamos qualquer forma de discriminação”, conclui.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi