
Para marcar a luta por igualdade de oportunidades e o combate à LGBTfobia na categoria bancária, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizará o 1º Festival da Diversidade Bancária. O evento integrará o calendário anual de atividades da entidade, e, neste ano, acontece no dia 23 de outubro, às 16h30, com transmissão através da TVBancáriosPE no Youtube. A live, de cunho solidário, receberá doações para a Amotrans-PE.
Entre depoimentos de bancários LGBTQIA+, o 1º Festival da Diversidade Bancária também vai contar com shows do cantor pernambucano Luca de Melo e da cantora Lia Morais, ambos ativistas dos direitos LGBTQIA+. A iniciativa da Secretaria da Mulher do Sindicato objetiva trazer visibilidade aos bancários LGBTQIA+, promovendo o respeito, a igualdade de oportunidades no trabalho e valorizando a diversidade da categoria.
“Estamos realizando o Festival da Diversidade para dialogar com bancários e a população em geral sobre a pluralidade existente na sociedade e, consequentemente, na nossa categoria. A inclusão da pauta da diversidade no mundo do trabalho tem sido um compromisso do Comando Nacional d@s Bancári@s e do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Precisamos falar de amor, liberdade e direitos, rompendo com toda e qualquer forma de discriminação”, destaca Alzira, secretária da Mulher.
O Sindicato dos Bancários de Pernambuco sempre esteve presente na luta pelos direitos sociais das mulheres, no combate ao racismo, contra o assédio dentro das agências bancárias e, na luta pela promoção de direitos da população LGBTQIA+, não poderia ser diferente.
“Precisamos defender nossos direitos, reforçar nosso compromisso enquanto bancários, e fazer deste Festival algo que possamos conversar com nossos companheiros dentro e fora das agências. Temos muitos bancários LGBTQIA+ em Pernambuco, que lutam diariamente para serem respeitados. Infelizmente, ainda precisamos falar que o respeito à diversidade ainda não é uma realidade no setor financeiro, assim como não é na nossa sociedade”, comenta o dirigente do Sindicato, Geraldo Times, que compartilhará a apresentação do Festival com Alzira.