Como parte da Campanha em Defesa dos Bancos Públicos, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza a partir do dia 15 de novembro, uma pesquisa de opinião para ouvir os bancários da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e BNDES. O resultado orientará as próximas fases da referida campanha em Pernambuco.
Além de traçar um perfil dos empregados dos bancos públicos, a pesquisa pretende avaliar o grau de satisfação com o trabalho, a percepção dos bancários sobre o serviço público e a PEC 32, a opinião sobre as privatizações e sobre a campanha do Sindicato, em curso, de defesa dos bancos públicos. O questionário será aplicado pela empresa Norte Pesquisa, por telefone, com duração média de 15 minutos.
“O Sindicato é pioneiro no País na realização da campanha em defesa dos Bancos Públicos e, mesmo durante a pandemia, investiu em ações voltadas ao público externo para tratar sobre a importância das empresas públicas. Nesta nova fase, quando direcionaremos nossa campanha para dentro das agências, queremos entender como os bancários da Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e BNDES percebem o papel do serviço público e as ameaças de privatizações. Por isso, contamos com a participação de todos que forem contactados”, ressalta o secretário de Bancos Públicos, Ricardo Vaz.
O estudo será analisado com participação do professor Sidartha Soria, doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2011), professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFU). O acadêmico atua, entre outros temas, nos estudos sobre as condições e relações de trabalho no setor público.