
A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) conquistou avanços na negociação sobre o retorno ao trabalho presencial do grupo de risco. Conforme divulgado em matéria da Contraf-CUT, no dia 8 de dezembro, o acordo garante a manutenção em home office de grávidas, imunossuprimidos (indivíduos que possuem uma condição de saúde que faz com que seus corpos respondam menos a qualquer tipo de vacina), pessoas em tratamento contra o câncer e com deficiência auditiva.
Na avaliação do Sindicato dos Bancários de Pernambuco o acordo é positivo. “O acordo está fechado para continuidade do home office das pessoas que renovarem o seu laudo médico, que será submetido ao Sesmt – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Os problemas encontrados de rejeição devem ser reportados ao Sindicato, para que sejam tratados pontualmente”, afirma a representante de Pernambuco na CEBB e secretária de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Sandra Trajano. O Sesmt está localizado na Gerência Regional de Gestão de Pessoas.
“O sindicato dos bancários desde o início da pandemia, vem construído ações políticas e jurídicas para garantir a segurança e os direitos da categoria. Os acordos construídos em mesa de negociação são frutos da pressão e mobilização da categoria e possuem mais vitalidade que ações judiciais, uma vez que é parte da luta de classe. Sendo assim, esses acordos precisam ser cumpridos por todos. Não aceitaremos, em nenhuma hipótese, tratativas diferentes daquelas acordadas em mesa. Com a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras não se brinca. Estamos acompanhando de perto”, afirma o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.
Na mesma data da negociação, marcada pelo Dia Nacional de Luta em Defesa do BB e da Caixa, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco esteve nos departamentos e agência do BB localizados no edifício Capiba, no Recife Antigo, para dialogar com os bancários sobre a implementação do acordo de teletrabalho e cobrar do banco mais contratações, único meio para resolver a sobrecarga e melhorar as condições de trabalho nas agências e unidades administrativas do BB.