O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região fez um despacho favorável ao Sindicato dos Bancários de Pernambuco, nesta quinta-feira (20), referente à ação coletiva contra o Banco Santander, com o pedido de não permitir a abertura das agências do banco neste sábado (22), durante a campanha nacional “Desendivida Brasil”.
Para o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Flávio Coelho, a sentença favorável aos funcionários do Santander é uma grande vitória em defesa dos direitos da categoria.
“Não há razão que justifique a abertura das agências bancárias do Santander aos sábados. Nós, enquanto bancários, temos respaldo legal para garantir que mais este tipo de exploração seja barrada. O Santander tentou passar por cima da nossa Convenção Coletiva de Trabalho, mas a justiça prevaleceu”, destaca Flávio.
Em paralelo à exploração no banco Santander, o aumento de casos de Covid-19 em todo país, em especial no estado de Pernambuco, pede maior atenção dos banqueiros e do governo Federal. Na capital pernambucana, por exemplo, várias agências do Bradesco precisaram fechar suas portas, já que muitos bancários positivaram para doença e os protocolos de segurança para evitar disseminação do coronavírus foi afrouxado.
Na decisão favorável ao Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o Juiz Titular do Trabalho, Gilvanildo de Araújo Lima, destaca que “trata-se de fato público e notório a ameaça da variante Ômicron da Covid, assim como da influenza (gripe H3N2), não necessitando maiores comentários”. O despacho ainda destaca que “não menos importante, trata-se de tradição e costume que o sistema bancário possui jornada de segunda a sexta-feira, além do fundamento legal exposto na petição inicial de folhas 5/6”.
“Como encontrado na decisão judicial, e que foi amplamente debatido entre nossa diretoria, esta nova ação do Santander pode ocorrer perfeitamente em dias úteis, mesmo assim, tal evento traz mais sobrecarga aos funcionários, que já sofrem com metas abusivas e pressão dentro das agências. Chega de exploração, Santander”, ressalta o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.
Mesmo com a decisão favorável ao Sindicato, os dirigentes da entidade estarão nas ruas deste sábado (22) para fiscalizar o cumprimento da liminar por parte do banco Santander. “Em respeito aos funcionários do Santander e ao movimento sindical, queremos garantir que os direitos dos bancários sejam respeitados”, afirma Fabiano.