A Caravana dos Bancários no Interior, que iniciou seu percurso no final de 2021, visitando cidades do Sertão, retomou suas atividades pelo Agreste pernambucano entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2022. Testados e vacinados contra Covid-19, os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco percorreram os municípios da região em defesa da saúde e do emprego, de condições dignas de trabalho e pelo fortalecimento dos bancos públicos.
Desta vez, as cidades visitadas foram Pesqueira (24), Belo Jardim (25), Santa Cruz do Capibaribe (26), Toritama (27), e Surubim (28).
O presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura, reafirma o compromisso da entidade com o diálogo e representação dos bancários do Interior.
“É necessário, além da conversa com os bancários, alertar a população sobre o essencial papel dos bancos públicos para o desenvolvimento do país, e denunciar, também, a pressão sofrida pelos bancários dos bancos privados, as demissões e as metas abusivas. Não podemos admitir que diante dos altos lucros os bancos continuem sobrecarregando seus funcionários”, comenta Fabiano.
Diante das dificuldades encontradas nos municípios por onde passou, os registros da Caravana vão servir de subsídio para construção de um dossiê, que será entregue aos órgão competentes. O objetivo do documento é denunciar as precárias condições de trabalho dos bancários e de atendimento à população, especialmente neste momento de pandemia.
Nas agências da Caixa Econômica, por exemplo, filas davam voltas pelas ruas do entorno, gerando aglomeração e colocando em risco todos os que necessitam dos serviços bancários.
“Nossa diretoria está sempre presente nos bancos do Interior, mas esta Caravana traz mais força às ações do movimento sindical e a luta em defesa dos direitos da categoria. Da Capital ao Interior, queremos que os bancários se sintam bem representados, com a certeza de que podem contar com o Sindicato para impedir os ataques dos banqueiros e as ameaças do governo Federal”, destaca o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, que é responsável pela coordenação das áreas de atuação da entidade, Flávio Coelho.
Após estar presente no Sertão e no Agreste, visitando todos os bancos públicos e privados por onde passou, a Caravana deve continuar neste primeiro semestre. As datas e locais da terceira fase da Carava serão divulgadas em breve. “Não vamos descansar até conseguirmos que os protocolos de segurança contra Covid-19 sejam respeitados pelos bancos, bem como o home office, que foi radicalmente cancelado, sem qualquer negociação com o movimento sindical, num momento de alta de casos”, afirma a secretária de Finanças, Suzi Rodrigues.