Na última quinta-feira (24), dirigentes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco participaram de uma importante reunião com a direção do Banco do Nordeste do Brasil. Em pauta, a campanha salarial da categoria e o protocolo sanitário para contenção da Covid-19 no setor bancário.
O encontro presencial com o Superintendente do banco, Pedro Ermírio, contou com a participação do presidente do Sindicato, Fabiano Moura, do secretário de Saúde, Alan Patrício, da secretária de Bancos Privados, Dileã Raposo, e do dirigente e funcionário do BNB, Fernando Batata.
Para Fabiano Moura, a vida, os direitos e o bem-estar dos funcionários são prioridades, principalmente neste período de pandemia e incertezas. “O diálogo com os representantes do Banco do Nordeste ajuda na construção das nossas reivindicações para campanha salarial deste ano. Vamos precisar de todos os bancários, trabalhadores dos bancos públicos e privados, para barrar o retrocesso que está sendo colocado pelos banqueiros e governo Bolsonaro”, afirma Fabiano.
Entre o debate, os dirigentes do Sindicato questionaram sobre a importância da apresentação do passaporte vacinal para quem frequenta as agências bancárias. Também foi cobrado que o banco envie as informações sobre funcionários adoecidos e agências fechadas devido casos de Covid-19.
“O negacionismo diante gravidade da pandemia dificulta o trabalho da categoria bancária. No Banco do Nordeste, esta realidade não é diferente. A pressão e o acúmulo de funções dentro das agências mexe com a saúde dos funcionários, que não pararam, em nenhum momento, durante este período de pandemia”, reforça Fernando Batata.
No último dia 18 de fevereiro, foi realizada a primeira reunião de 2022 entre a Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste (CNFBNB) e a direção do Banco do Nordeste, que debateram assuntos referentes à Covid-19, além do PID x ampliação da quantidade de funcionários do Banco, plano de funções e concorrência e Crediamigo.