Com decisão unilateral, Santander amplia horário das agências para “Semana Desendivida”

Sem qualquer tipo de negociação ou anuência do movimento sindical, o banco Santander anunciou que vai atender clientes até às 18h, na ação “Semana Desendivida”, que acontece a partir desta segunda (14) até 18 de março. Na avaliação do Sindicato dos Bancários de Pernambuco esta é mais uma ofensiva do banco para forçar o aumento do horário de atendimento em suas agências. O expediente bancário normal se encerra às 16h.
A extensão do horário de atendimento no Santander não tem sido uma ação pontual. Um exemplo foi no dia 22 de janeiro, quando o banco pretendia abrir as agências no sábado e foi impedido por determinação judicial, fruto de ação movida pelo Sindicato.
Desta vez, o banco espanhol no Brasil buscou ampliar a jornada durante a semana, impedindo ação jurídica por parte do movimento sindical. Segundo o banco, caso haja extrapolação de jornadas, estas serão compensadas e não pagas. “Essa definição não foi negociada com o movimento sindical. Nós entendemos que todo o trabalho deve ser pago e não compensado. Diante da intransigência do Santander, reforçamos que a extensão da jornada deverá ser exclusivamente para negociação de dívidas. Caso contrário, o bancário deve denunciar ao Sindicato”, afirma a secretária de Bancos Privados, Dileã Raposo.
De acordo com o Santander, as agências funcionarão das 9h às 10h para atendimento preferencial para o grupo de maior risco; Das 10h às 16h para o público em geral; e das 16h às 18 horas, ficarão fechadas para o público em geral e permanecerá um funcionário no autoatendimento para realizar a triagem dos clientes que desejarem renegociar dívidas.
“Embora tenhamos a clareza que a população está endividada, não podemos deixar de ressaltar que essa dívida é gerada pelo próprio banco, que bate recordes na cobrança de tarifa bancária aos clientes”, destaca o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.
O banco também definiu as seguintes orientações para a “semana desendivida”: os caixas serão dispensados às 16h. Participarão da ação todos os funcionários com cargo de gerência. Ao longo da semana, dependendo da demanda, podem ocorrer ajustes para mais, ou para menos, no quadro de funcionários convocados. Vigilantes e equipes de limpeza permanecerão nas agências até às 18h.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi