Com histórico de realização de campanhas sociais, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco anuncia o apoio à ação solidária do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que incentiva contribuintes a realizarem doações para os Fundos de Defesa dos Direitos do Idoso e da Criança e do Adolescente, ambos através da Declaração do Imposto de Renda (IR). No último dia 10 de março, a secretaria dos Aposentados firmou parceria com o MPPE, com o objetivo de mobilizar a categoria bancária para adesão à iniciativa.
O bancário que queira participar desta ação pode, através da Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (DIRPF), doar até 3% do valor para cada área (idoso ou criança e adolescente).
Para doar, ao abrir a declaração de Imposto de Renda, o contribuinte deve acessar a aba esquerda e escolher a opção “Doações Diretamente na Declaração”, escolhendo a modalidade “Idoso” e/ou “Criança”. A seguir, deve clicar em “Novo”, e escolher o fundo – Nacional, Estadual ou Municipal. Somente aparecerão os municípios que estiverem regularizados perante a Receita Federal. A partir disso, será gerado um DARF com o valor da porcentagem calculada para colaboração, que poderá ser pago em qualquer agência bancária até o dia 29 de abril.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários, Fabiano Moura, diante da conjuntura atual do País, que vem afetando diretamente o desenvolvimento de ações sociais, é hora de agir para garantir dignidade aos menos favorecidos.
“A situação da população brasileira é alarmante, com aumento da pobreza e diminuição dos benefícios ofertados às pessoas em situação de risco. Com este simples gesto, podemos dar um pouco mais de conforto aos idosos, crianças e adolescentes que estão precisando de atenção e cuidados. Vamos fazer a nossa parte e incentivar que outras pessoas também participem desta ação”, destaca Fabiano.
O secretário dos Aposentados, João Rufino, responsável pela articulação destaca o projeto Ação 60+ Políticas Públicas Integradas do MPPE, que incentiva à doação via IR. “O 60+ é um projeto que busca o controle social, de modo a promover os direitos da pessoa idosa. Valorizar estas pessoas, que sempre contribuíram para o desenvolvimento do país, buscando dar mais qualidade de vida, autonomia e cidadania. Vamos fortalecer esta luta, não esquecendo das nossas crianças e adolescentes”, comenta Rufino.
Para obter mais informações sobre a Ação 60 + Políticas Públicas Integradas, outras informações podem ser obtidas no site do Conselho Regional de Contabilidade ou pelo telefone: (81) 2122.6062.